Número de lojas de embelezamento e higiene para animais (pet shop) subiu de 5,5 mil, em 2016, para quase 23 mil no ano passado.
O setor de higiene e embelezamento de animais domésticos cresceu 316% nos últimos seis anos. Portanto, é o que mostra um relatório desenvolvido pela DataHub, plataforma de análise de dados, que conta com o cadastro de aproximadamente 50 milhões de empresas.
Pesquisa no mundo Pet
O levantamento feito (4) indica que o Brasil registrou quase 23 mil (22.943) lojas físicas de pet shop em funcionamento, no ano passado. Em 2016, eram 5,5 mil.
Como resultado da pesquisa, levando em consideração todas as empresas do setor de animais, não apenas as unicamente de higiene e beleza.
e o número de estabelecimentos chega a 110,2 mil, sendo que 64% se enquadram como microempreendedores individuais (MEIs).
Contudo o estudo ainda aponta que mais de 5,3 mil lojas de pet shop foram abertas somente nos últimos três meses.
Com isso, as plataformas digitais voltadas para o segmento, como agendamento de banho para pets, teve um maior aumento nesse período.
Durante, o período da pandemia, os pet shops registraram crescimento, segundo a análise da DataHub – tendência oposta ao que aconteceu com o setor de serviços como um todo no Brasil.
“Muitas lojas do setor fecharam, mas, em contrapartida, novas lojas foram abertas, o que deixou esse segmento com resultados positivos.
Da mesma forma acredita- se que durante a pandemia, período de alto desemprego, as pessoas viram o segmento como uma possibilidade de empregar.
Em exemplo, os números comprovam isso, a maior parte das lojas do setor são de microempreendedores”, explicou à CNN o responsável por Business Intelligence (BI) na Datahub, Jhon Macario.
Mas, na comparação entre estados, São Paulo é o que mais concentra empresas do ramo com 33%, seguido de Minas Gerais com 10,26%, Rio de Janeiro com 10,24%, Rio Grande do Sul com 8,48% e Paraná com 7,01%.
Já em relação a cidades, São Paulo lidera com 9.969 lojas registradas.
Seguindo de Rio de Janeiro (5.244), Brasília (2.344), Curitiba (2.170) e Belo Horizonte (2.145).
fonte: Sebrae, Flipboard