O objetivo principal da ação é formar e capacitar mil motoristas para gerar mão de obra qualificada para o setor de transporte.
O SEST SENAT, através do programa “Mais Motoristas”, está realizando uma parceria com o Governo do Estado e o Detran/MS, onde irá custear a mudança de categoria da CNH D e E de 1000 pessoas, que serão encaminhadas para as empresas do setor de transporte.
Por isso, essa colaboração é um marco, pois nenhum outro Estado da federação realizou tal feito.
A consolidação do projeto tem como base três grandes acordos firmados:
- O SEST SENAT será responsável por custear as mudanças de categorias;
- O DETRAN/MS fará a isenção das taxas para as mudanças de categoria e qualificação profissional, embasado na Lei 6.055 de 18 maio de 2023;
- O Governo do Estado custeará a capacitação dentro do projeto “Escola de Motoristas”, através do programa “Voucher Transportador”.
Em um primeiro momento, beneficiadas por essa iniciativa histórica, as regiões de por exemplo, Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul, Ribas do Rio Pardo e São Gabriel do Oeste.
Contudo, aqueles que têm interesse em participar dessa grandiosa ação, é fundamental ficar atento às redes sociais do SEST SENAT sobre os motoristas de MS.
Para que serve as carteiras de motoristas – categorias D e E?
CNH da categoria D Com a carteira D, é possível dirigir veículos para o transporte de passageiros que acomodem mais de 8 passageiros.
Aqui, entram os ônibus, micro-ônibus e vans. Com ela, o condutor também pode comandar todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B e C.
CNH da categoria E O condutor com a CNH da categoria E pode conduzir todos os veículos inclusos nos tipos de CNH B, C e D.
Além disso, ele também pode dirigir veículos com unidades acopladas que excedam 6.000 kg. Aqui estão as carretas e caminhões com reboques e semirreboques articulados.
Fonte: sest senat