Você está visualizando atualmente SESI de Naviraí conquista ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Geografia
Os alunos Vitor Madeira Lorençone, Nestor Moreschi Neto e Caio Trein Montiel, ganhadores da medalha de ouro – Divulgação

SESI de Naviraí conquista ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Geografia

A equipe da Escola SESI Naviraí conquista medalha de ouro em nível estadual nas Olimpíadas Brasileiras de Geografia e de Ciências da Terra (GeoBrasil). A realização da competição é da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Os alunos Vitor Madeira Lorençone, Nestor Moreschi Neto e Caio Trein Montiel, do 2.º ano do Ensino Médio, estiveram sob a orientação da professora Marcela Alves Tiozzo.

Dessa forma, a olimpíada consiste em quatro etapas eliminatórias, nas quais os alunos respondem a testes e provas que abrangem conceitos de geografia e ciências da terra. Neste ano, no entanto, todas as etapas da GeoBrasil são realizadas de forma online.

Conforme a professora Marcela Alves Tiozzo contou que foram os próprios alunos que demonstraram interesse em participar das olimpíadas. Nesse sentido, a Escola SESI apoiou com as inscrições. A medalha de ouro encheu de orgulho a toda a comunidade escolar.

“Estou radiante e orgulhosa dos alunos. Essa é uma forma de demonstrar que o Novo Ensino Médio está colhendo bons frutos, por exemplo. Isto é, as etapas traziam provas, testes surpresa e até a elaboração de um projeto complexo. Os alunos se saíram muito bem”.

Podem participar das olimpíadas todos os estudantes regularmente matriculados em escolas públicas ou particulares do país. Ou seja, alunos do 9.º Ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, orientados por professores.

Em Mato Grosso do Sul, inscreveram-se 57 equipes, sendo que foram distribuídas seis medalhas de ouro, nove de prata e 14 de bronze.

SESI de Naviraí conquista ouro em competição nacional

O medalhista Vitor contou como foi participar da GeoBrasil. “Durante a realização das três etapas da olimpíada, tivemos de pesquisar e debater sobre muitos assuntos distintos da geografia, tanto física quanto política. Por isso, digo que foi muito proveitoso, já que além de aprendermos mais sobre geografia, tivemos também de desenvolver melhores habilidades de pesquisa e trabalho em equipe. Mesmo não tendo passado para a etapa nacional, atingimos o terceiro lugar do estado com medalha de ouro, e posso afirmar que todos tivemos uma ótima experiência”.

O medalhista Nestor valorizou a experiência e se disse otimista para as próximas edições. “Aproveitamos cada segundo. Apesar de cansativas, as questões eram bem elaboradas e inovadoras, sempre nos surpreendendo. Acredito que todos os integrantes do grupo adquiriram muito conhecimento. Ano que vem esperamos um resultado ainda melhor e a tão desejada classificação para etapa nacional”.