As aulas do curso focadas em ensinar sobre como usar as principais ferramentas do celular
Por meio do Projeto 60+ o Sesi de MS proporciona inclusão digital para a melhor idade, incentivando e motivando idosos a estarem por dentro das tecnologias atuais. As aulas do curso são focadas em ensinar os alunos sobre como usar as principais ferramentas do celular, redes sociais e sites de pesquisas. Confira como as aulas são ministradas na Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi:
Aparecida do Taboado
A turma recapitulou aulas anteriores sobre como aumentar o tamanho da letra na tela do celular e usar funcionalidades do aparelho, como lanterna, conexão wi-fi e dados móveis. Os alunos também aprenderam a resgatar senhas esquecidas.
“A aula foi muito proveitosa, pois todos mostram um interesse muito grande em aprende, alguns apresentam mais dificuldades. Sempre digo que é necessário ter paciência com o colega de turma, pois todos conseguirão aos poucos”, disse a monitora Elizângela da Silva Santos.
“Gostei muito da aula, estava com um celular antigo, mas já comprei outro no mesmo dia, e trouxe na biblioteca para a professora me ensinar, tenho dificuldade, mas vou aprender a mexer no celular”, comentou o aluno Hitoshi Ito, de 80 anos.
Ladário
Para desenvolver a independência no uso do celular, os alunos do Projeto 60+ de MS tiveram aula prática onde aprenderam diversas funcionalidades, como conectar à internet e usar e-mails. “Foi um momento muito importante para os alunos, pois aqui eles encontram valores sobre si que achavam que não tinham mais”, comentou a monitora.
Rio Brilhante
Na aula sobre o uso do WhatsApp, as monitoras ensinaram os alunos a realizar chamadas de voz e vídeo, e também como enviar áudios. “Foi muito interessante perceber o grande interesse em aprender a fazer chamada de vídeo dos dois idosos que namoram. Um ficou dentro e o outro fora da biblioteca para realizar a chamada”, disse a monitora Eliane Chitolina.
Sete Quedas
Promovendo a inclusão digital do público mais velho, e para demonstrar a importância do uso correto e criativo do aparelho celular, a aula inaugural do projeto contou com uma apresentação de slides das monitoras, explicando as propostas do curso. “É mágico e contagiante ver a alegria dos alunos chegando para aprender sobre tecnologias”, comentou a monitora Maria José.
Ponta Porã
Para propor uma aula mais atrativa e dinâmica para os alunos, foi realizada uma apresentação do conteúdo proposto para a aula do dia e uma revisão da aula anterior. “Estou muito feliz com as aulas da professora, pois com a paciência que ela tem, sei que vou aprender muito”, disse o aluno Lídio Frutos, de 72 anos.
Aquidauana
Iniciando os ensinamentos do livro, os alunos aprenderam a aumentar o tamanho da letra no celular e como se conectar à internet. “É muito gratificante ver que os idosos estão aprendendo e ficam ansiosos para cada aula”, contou a monitora Ana Paula.
Fonte: fiems