Você está visualizando atualmente Sesi/MS inicia projeto piloto de avaliação da saúde e segurança
O Sesi/MS está recebendo transferência de tecnologia na área de piloto de avaliação da saúde e segurança no trabalho.

Sesi/MS inicia projeto piloto de avaliação da saúde e segurança

A parceria nos traz a responsabilidade de continuar buscando cada vez mais oportunidades e soluções para nossas indústrias

O Sesi/MS está recebendo transferência de tecnologia na área de piloto de avaliação da saúde e segurança no trabalho para ajudar as indústrias a promoverem ambientes laborais mais seguros e melhorarem seus indicadores sociais.

Dessa forma, esse é o objetivo da Metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI), que começou implantada em Mato Grosso do Sul por meio de parceria com o departamento nacional do Sesi.

Por exemplo, em Campo Grande, profissionais de saúde e segurança no trabalho do Sesi MS participaram de uma oficina de capacitação com uma equipe do Sesi PB, onde a metodologia desenvolvida e posteriormente difundida a outros estados.

Então, o encontro ministrado por Fernando Melo, Christiane Costa e Saulo André, do departamento regional da Paraíba.

Por isso, ao fazer a abertura da oficina, o gerente de Saúde e Segurança no Trabalho do Sesi MS, Ricardo Egídio dos Santos Júnior, agradeceu a parceria e a confiança do departamento nacional do Sesi em implantar o projeto piloto em Mato Grosso do Sul.

Sesi/MS piloto avaliação

“Essa é uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento da metodologia e replicar essa prática junto às indústrias, no sentido de ajudá-las a atingirem seus indicadores sociais. Mas, a parceria nos traz a responsabilidade de continuar buscando cada vez mais oportunidades e soluções para nossas indústrias”, disse.

A gerente de Saúde e Segurança no Trabalho do departamento nacional do Sesi, Gina Marini Vieira Ferreira, participou da abertura por meio de videoconferência e destacou que uma das contribuições da metodologia ASSTI é mudar a percepção do empresário sobre o investimento em saúde e segurança no trabalho, fazendo com que ele reconheça o valor da iniciativa.

“A abordagem ESG (governança ambiental, social e corporativa) traz como um dos pilares a transparência dos resultados. Mas, entendemos que a ASSTI cumpre esse papel ao oferecer uma comunicação transparente, atrelando as ações sociais da empresa ao ESG. Com esses indicadores que a metodologia traz, a empresa pode mostrar à sociedade seus resultados”, explicou.

Sobre a metodologia ASSTI

A Metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em trabalhadores da indústria (ASSTI) é uma ferramenta construída com base científica que permite às empresas conhecer 42 indicadores nas seguintes dimensões: estilo de vida, morbidade e percepção de saúde, produtividade, estresse, segurança no trabalho e demográfico.

Sendo assim, na metodologia, a avaliação e a análise de dados realizadas a partir dos relatos dos próprios trabalhadores. A ASSTI tem o objetivo de subsidiar a empresa no planejamento das intervenções em saúde e segurança, permitindo estabelecer prioridades, definir metas e planejar ações a serem desenvolvidas.

 

Fonte: fiems