No momento, você está visualizando Sesc MS realiza exposição inédita com obras de artistas indígenas de MS
Sesc-MS lança exposição 'Artistas da Natureza'. Pela primeira vez no estado, uma mostra totalmente voltada ao protagonismo indígena Foto: Fundação de Cultura MS Gov

Sesc MS realiza exposição inédita com obras de artistas indígenas de MS

Sesc MS realiza exposição ‘Artistas da Natureza’

O Sesc MS realiza, a partir do dia 13 de agosto, a exposição “Artistas da Natureza”, o Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, com entrada gratuita. Pela primeira vez no estado, uma exposição totalmente voltada ao protagonismo indígena, reunindo obras, saberes e expressões culturais de oito etnias presentes em Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra os projetos Sesc Raízes, Sesc Mediações e Sesc LABmais, e conta com apoio da Fundação de Cultura de MS, da Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários do Governo de MS e da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS.

“A exposição Artistas da Natureza nasceu de um momento muito simbólico.” Foi assim que a artista e educadora Benilda Kadiwéu deu nome à mostra, inspirada nas palavras de um ancião do povo Kinikinau — “os povos indígenas são artistas da natureza”. Benilda propôs o título que norteia essa iniciativa inédita no estado: uma exposição totalmente dedicada ao protagonismo indígena. Ela será curadora da exposição, que também contará com consultoria de Sol Terena e Yvoty Medina (AVA-Guarani).

Mostra ficará aberta até 26 de setembro

A mostra ficará aberta ao público até o dia 26 de setembro. Além disso, tem como objetivo promover o reconhecimento, valorização e preservação das culturas indígenas do estado. Ademais, estimula o diálogo intercultural e contribui para a formação da identidade regional. A iniciativa dá visibilidade às narrativas e produções artísticas de oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadiwéu, Kinikinau, Atikum, Ofaié e Guató.

“É uma grande novidade: pela primeira vez, esses povos ocuparão um espaço expositivo de forma digna, como protagonistas. Isso representa um marco histórico não só para os artistas, mas para todo o estado”, afirma Benilda.

O público poderá ver de perto cerâmicas, esculturas, pinturas, vestuários, produções audiovisuais e outras formas de expressão. Além disso, as obras atravessam gerações, saberes e territórios. Também contam com a participação de 27 artistas de diferentes cidades.

Para Fabrício Machado, analista de Linguagens Artísticas Digitais do Sesc MS e idealizador do projeto, Artistas da Natureza é um passo importante. Além disso, representa o reconhecimento da arte indígena como plena, autoral e criativa.

Indígenas podem ser grandes nomes da arte

“Por muito tempo, o indígena foi visto apenas como artesão. Esta exposição vem para quebrar esse estereótipo, colocando esses artistas nos espaços que sempre estiveram de fora, os mesmos ocupados pelos grandes nomes da arte.”

Ele ainda destaca a importância desse projeto para o Sesc MS. “Ao realizar esse projeto, o Sesc MS valoriza a diversidade cultural, ouvindo ativamente os povos originários e fortalecendo a identidade regional por meio de múltiplas vozes.”

O público poderá acessar conteúdos complementares por QR Codes. Além disso, estudantes de 14 instituições de ensino, públicas e privadas, participarão de visitas mediadas. Ademais, o transporte escolar está incluso para facilitar o deslocamento. Além disso, o projeto contempla ações educativas com oficinas, produção de documentário e formação de mediadores culturais. Por fim, a visitação é aberta ao público de terça a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos sábados, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Fonte: Sesc-MS