Os interessados devem possuir diploma de nível superior e atuar em equipes multiprofissionais da Saúde da Família
A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da ESP- Escola de Saúde Pública- Dr. Jorge David Nasser e área técnica de PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde), lança o curso “Saúde e Bem Viver: Cuidado integral para a saúde mental”.
Dessa forma, a qualificação é uma oportunidade para profissionais da saúde aprimorarem seus conhecimentos em práticas integrativas e complementares, com foco no autocuidado e na saúde mental. As inscrições podem realizadas entre os dias 21 e 25 de outubro de 2024, exclusivamente via internet.
Conforme a responsável técnica pelas PICS da SES, Patrícia Mecatti Domingos, o curso busca promover a integração de práticas de autocuidado e saúde mental por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
“Esse curso de atualização para os profissionais de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) vai impactar nas práticas de autocuidado. Assim também de bem-estar, fortalecendo as experiências existentes em alguns municípios”, afirma.
Por isso, os interessados devem possuir diploma de nível superior. Também devem atuar em equipes multiprofissionais da Saúde da Família ou UBS (Unidade Básica de Saúde) nos municípios-alvo.
Profissionais
Desse modo, o curso tem o objetivo de capacitar 300 profissionais da APS (Atenção Primária à Saúde). Especialmente aqueles que atuam em municípios que compõem a Rota Bioceânica, com população abaixo de 70 mil habitantes e que não contam com CAPs (Centro de Apoio Psicossocial).
Com carga horária de 120 horas totais, o curso em formato híbrido, incluindo atividades online e dois encontros presenciais. Mas, as inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro através do link: https://sistemas.saude.ms.gov.br/selecaoalunos-equipesBEMVIVER2024/
Juntamente com OBSERVAPICS/Fiocruz-PE (Observatório Nacional e Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde/Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco).
Este curso está sendo feito juntamente com OBSERVAPICS/Fiocruz-PE (Observatório Nacional e Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde/Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco).
Confira o edital na íntegra.
Fonte: gov.ms