Você está visualizando atualmente Servidores do TCE-MS vão no evento de controle externo do Brasil
Os servidores do TCE-MS marcaram presença no maior evento de controle externo do Brasil com o tema "Governança e Efetividade no Controle".

Servidores do TCE-MS vão no evento de controle externo do Brasil

Considerado como o maior acontecimento do controle externo do País

Os servidores do TCE-MS marcaram presença no maior evento de controle externo do Brasil com o tema “Governança e Efetividade no Controle”.

Dessa forma, nove técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul participaram em João Pessoa (PB) do 6º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo (Conacon), que nesta edição debateu o tema central “Governança e Efetividade no Controle”.

Por isso, considerado como o maior acontecimento do controle externo do País, os três dias de encontro reuniu mais de 350 auditores representantes dos 33 tribunais de contas brasileiros.

O evento contou com palestras, painéis e oficinas que capacitaram sobre os métodos e novas ferramentas de controle externo. Mas, as auditoras de controle externo do TCE-MS, Kasla Garcia e Fabiana Ferreira também contribuíram no evento.

Servidores TCE-MS controle externo

Na quinta-feira (31), Kasla foi uma das debatedoras na palestra que abordou “Representatividade nas Carreiras de Estado: independência e democracia”.

Contudo, o tema apresentado por Fábio Esteves, que é Juiz de Direito no Distrito Federal e atual assessor no gabinete do ministro Edson Fachin (STF).

“Uma oportunidade ímpar em que pudemos debater o papel dos Tribunais de Contas e as atribuições de quem efetivamente audita as contas e as políticas públicas, um momento transformador”, revelou a auditora de controle externo do TCE-MS Kasla Garcia.

No último dia do encontro, o Painel 5 trouxe como tema “Governança no Controle e suas repercussões na Administração Pública”. Fabiana Félix foi uma das palestrantes, em que apresentou sobre as Normas Gerais de Fiscalização Financeira.

“Em nosso País o poder do povo exercido mediante democracia representativa e, nesse sentido, nossa Constituição Federal é a matriz de governança de todos os órgãos públicos. Assim, os órgãos públicos montar o seu sistema de governança alinhado com os objetivos que a CF/88 determinou que fossem alcançados por eles. Os Tribunais de Contas são os responsáveis pelo controle externo da administração pública. Dessa maneira, devem cumprir a sua missão com imparcialidade e respeitando direitos e garantias básicas dos gestores jurisdicionados”, pontuou Fabiana Félix sobre o assunto debatido no quinto painel.

Participaram também pelo TCE-MS, os auditores de controle externo Flávia Ribeiro, Solange Félix, Janice Santos, Jailma Soares. Do mesmo modo, Sandelmo Albuquerque, Denis Souza, Henri Forti e Janice Santos.

Sendo assim, a 6ª edição do Conacon contou com palestrantes, painelistas e instrutores de oficinas de diversos segmentos. Estiveram presentes também, autoridades públicas, assim como, acadêmicos, magistrados, procuradores, e auditores de controle externo de outros tribunais.

 

Fonte: tce-ms