No momento, você está visualizando FAMASUL: Senar-MS encerra 2025 com mais de 300 mil atendimentos e presença ampliada no campo
Senar-MS encerra 2025 com mais de 300 mil atendimentos, números que refletem crescimento, capilaridade e impacto social no meio rural de Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação

FAMASUL: Senar-MS encerra 2025 com mais de 300 mil atendimentos e presença ampliada no campo

Senar-MS fecha 2025 com mais de 300 mil atendimentos, ampliando educação, saúde e cidadania no meio rural de Mato Grosso do Sul

O senar-ms encerra 2025 com mais de 300 mil atendimentos, números que refletem crescimento, capilaridade e impacto social no meio rural, beneficiando pessoas em ações de educação profissional, saúde, cidadania e assistência técnica em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Na área educacional, foram realizados mais de 6.200 cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), que atenderam cerca de 60 mil alunos. Por outro lado, os Programas e Projetos Especiais (PPEs) alcançaram mais de 236 mil participantes, com destaque para iniciativas como Mulheres em Campo, SEJA, Conexão Agro, Jovem Sucessor Rural e Despertando, que juntas somaram centenas de turmas e ampliaram o acesso à qualificação e à cidadania no campo.

A atuação em saúde também ganhou força em 2025, com mais de 17 mil atendimentos realizados

Lançado neste ano, o Programa Saúde no Campo chegou a aproximadamente 500 famílias rurais na região de Campo Grande. Já o Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural percorreu o Estado em 41 eventos, atendendo 11.397 pessoas. Na odontologia, o Sorrindo no Campo garantiu atendimento a mais de 4.600 pessoas. Por outro lado, na Equoterapia, voltada ao desenvolvimento motor e emocional, manteve atividades em cinco centros, com 5.934 atendimentos registrados.

Para o morador do Assentamento Aroeira, em Chapadão do Sul, a iniciativa faz a diferença na vida de quem vive no campo. “A gente só tem a agradecer ao Senar-MS por organizar e levar esses programas até nós. Muitas vezes não conseguimos tirar tempo para ir ao médico, então, quando o médico vem até a gente, precisamos aproveitar. É um programa que não pode parar, porque salva-vidas. Muita gente consegue descobrir problemas ainda em tempo de fazer o tratamento”, destaca João Ferreira de Souza, 61 anos.

O maior programa de responsabilidade social do Senar-MS, o Agrinho, voltou a demonstrar sua força e capilaridade. Em 2025, o programa esteve presente em 605 escolas de 79 municípios, envolvendo 216.230 alunos e 16.075 professores, consolidando seu papel na formação cidadã de crianças e jovens.

Na formação técnica, o Centro de Excelência do Senar-MS manteve protagonismo, com 93 turmas, 1.240 alunos matriculados e a formação de 322 novos técnicos, preparados para atuar em propriedades rurais e empresas do agronegócio sul-mato-grossense.

Já no campo, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) encerrou o ano com mais de 9.300 propriedades atendidas

Ações presenciais como Dia de Campo, Encontro Técnico, Vitrine, Feira ATeG e Circuito Pecuário reuniram mais de 7 mil participantes, promovendo troca de conhecimento e melhoria da gestão rural.

A inclusão digital também avançou. O Programa Senar On, que leva acesso à internet para regiões remotas, fechou 2025 com 83 polos ativos. Desse modo, alcançando 42 municípios e beneficiando mais de 8 mil pessoas.

Para o superintendente do Senar-MS, Lucas Galvan, os resultados de 2025 reforçam o compromisso da instituição com um trabalho de excelência e com impacto real na vida das pessoas. “Cada atendimento, curso ou serviço realizado ao longo do ano carrega o propósito de levar mais qualidade de vida e desenvolvimento ao campo. Tudo isso só é possível graças à contribuição do produtor rural, que permite que essas ações sejam ofertadas de forma totalmente gratuita. É com grande satisfação que entregamos um trabalho sério, eficiente e que transforma realidades em todo o Mato Grosso do Sul.”

Por fim, com resultados que impactam diretamente o presente e preparam o futuro, o Senar-MS encerra 2025 reafirmando sua missão de promover educação, qualificação profissional, saúde e cidadania no meio rural. Fortalecendo as famílias do campo e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do agronegócio em Mato Grosso do Sul.

Fonte: Famasul