Senai-MS oferece formação para gerar renda no período de festas
Uma parceria entre o Senai-MS e a Câmara de Vereadores de Campo Grande disponibiliza formação para gerar renda extra no período de festas.
O Natal, celebrado no dia 25 de dezembro, traz para a ceia a combinação perfeita de panificação e confeitaria. Pelo menos uma vez ao ano, panetones e chocotones se tornam as comidas mais queridas das festas de fim de ano, mas, para muitos, eles também representam uma fonte de renda. A formação específica oferecida pelo Senai-MS é capaz de tornar essa alternativa possível para quem deseja empreender.
Parceria
Alunos do Programa Pronto Pro Trabalho participam de uma parceria entre o Senai-MS e a Câmara de Vereadores de Campo Grande. Nesse sentido, o projeto já formou até o momento pelo menos 600 pessoas. Essas formações ocorreram nas áreas de panificação, refrigeração, elétrica e logística. Da mesma forma, abrangeram cursos de segurança do trabalho e marcenaria.
A produção de chocotones foi o foco de uma das turmas de qualificação. Ainda assim o sabor, a consistência e o tempo certo no forno estão entre os principais desafios do processo. Dessa forma, esses fatores determinam o sucesso da versão brasileira da iguaria natalina.
Aprendizagem
Os alunos nem sempre chegam iniciantes à aprendizagem. A dona de casa Bianca Castro, 45 anos, por exemplo, dedicou os últimos meses do ano para se aperfeiçoar por meio do Senai. “Sou iniciante na gastronomia. Comecei por curiosidade, aí fiz os cursos de panificação e iniciação à confeitaria com o Senai. Me apaixonei!”
Com a formação inicial, Bianca começou a fazer brigadeiros gourmet e já consegue gerar renda com as vendas. “Começou com os filhos levando para as escolas, os amigos provando e levando para vender. Mas meu grande desejo era mesmo aprender panificação e, agora, com a produção de chocotone, quero me aperfeiçoar para vender no final do ano. Os cursos me deram uma boa base para isso”, afirmou.
Para quem busca uma carreira
O curso também serve como alternativa de renda para quem ainda está em busca de uma carreira, como é o caso do estudante do 3º ano do Ensino Médio Yuri Texeira Dias, de 17 anos. “Já pensei em fazer várias coisas quando terminar a escola, mas, de imediato, quero aproveitar os aprendizados para levar o conhecimento à minha família e empreender com eles durante o período de férias. Além disso, a formação já aparece como um diferencial no currículo”.
A meta do Programa Pronto Pro Trabalho é capacitar 1,5 mil pessoas até o final de 2025. Com o avanço do programa, novas turmas estão sendo organizadas em diversas áreas profissionais, ampliando o alcance da iniciativa, que atua como vetor de transformação social e fortalecimento da economia local.
Fonte: Ascom Senai-MS



