Ontem (25), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), aprovou a realização de uma sessão especial no plenário para comemorar o Dia Nacional do Evangélico
O Senado Federal aprovou, (25), a realização de uma sessão especial do plenário em celebração ao Dia Nacional do Evangélico, comemorado em 30 de novembro. A data e o horário da comemoração ainda serão definidos.
A sessão especial aprovada (25) atende a um requerimento apresentado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O senador, no pedido, disse que a ideia é promover a liberdade religiosa no Brasil.
Veja o discurso de Davi Alcolumbre
“Respeitar a fé é respeitar a própria democracia; defender a liberdade religiosa é defender a dignidade humana. Por isso, reafirmo que o Congresso Nacional está unido nesta causa: unido na proteção da liberdade de culto; unido no combate firme e ineg.
Alcolumbre, em seu discurso, destacou o fato de ser judeu e contar, na presidência do Senado, com o apoio de evangélicos e católicos. “Sou o primeiro judeu a presidir o Senado Federal em mais de 200 anos de história e, hoje, à Mesa do Senado Federal, trabalhamos, lado a lado, judeus, católicos e evangélicos, demonstrando que a convivência respeitosa entre diferentes tradições de fé não é apenas possível, é um valor que nos engrandece e nos fortalece”, disse.
O Dia Nacional do Evangélico
A data – dia 30 de novembro – foi adicionada ao calendário oficial do Brasil em 2010, ao final do segundo governo Lula (PT). Contudo, a lei que instituiu a celebração não determina que o dia será feriado nacional nem prevê a adoção de ponto facultativo.
Existe o Dia Nacional do Católico no Brasil?
Por fim, descubra se os católicos também tem um dia dedicado a eles.
Não existe um dia nacional oficial, válido para todo o Brasil, dedicado ao catolicismo como “Dia do Católico” — pelo menos até onde se sabe com base nas leis e calendários oficiais.
O que existe — datas estaduais / municipais
Em alguns estados brasileiros há leis que instituíram um “Dia Estadual do Católico”, ou datas similares, mas esses não têm validade nacional. Por exemplo:
- No estado do Acre, existe uma lei que institui o dia 20 de janeiro como “Dia do Católico”.
- O Tocantins criou uma data estadual para celebrar o catolicismo em 8 de setembro.
- Em 2024, o estado de Goiás aprovou uma lei que define 29 de junho como o “Dia Estadual do Católico Apostólico Romano”.
Fonte: carta capital




