Inscrições gratuitas devem realizadas no site do evento até dia 5 de outubro
Clique aqui para se inscrever
O colóquio é, portanto, coordenado pelo Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) da UEMS, pelo grupo de pesquisa Semiótica, Leitura e Produção de Textos (SELEPROT). E também pelo grupo de pesquisa Elaboração e Análise de Material Didático para o Ensino de Línguas Estrangeiras/Adicionais (GEMADELE).
Dessa forma, o evento reúne grupos de estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Pesquisadores e professores de diferentes universidades do Brasil e do mundo de Semiótica
Com realização on-line, o Colóquio será das 8h às 17h (horário de Mato Grosso do Sul). Contudo, contará com a presença de pesquisadores e professores de diferentes universidades do Brasil e do mundo. A UEMS será representada pelos docentes Ruberval Franco Maciel e Nataniel dos Santos Gomes (coordenador do NuPeQ).
A organização do evento ressalta que a língua é uma das maiores representantes da cultura de um povo. Demanda, nesse sentido, a necessária abordagem cultural nas suas variadas formas de ensino.
Realidade fluida
“Nunca foi tão necessário trazer ao debate a indissociabilidade entre língua e cultura como nos tempos atuais. Vivenciamos, dessa maneira, uma realidade fluida em que as distâncias se tornam cada vez menores graças ao uso da tecnologia. Neste sentido, o ambiente de comunicação multimodal, veloz e intercultural no qual estamos mergulhados. Nos desafia a interpretar os signos, a comunicar de maneira eficaz. E, ainda, a exercer nossa identidade”, destaca.
Então, “O debate está posto e convidamos todos a participar dele e a contribuir para a manutenção do diálogo e para a compreensão das semioses nesses processos de linguagem e de comunicação”, adiciona.
Os participantes receberão, dessa maneira, certificado de 40 horas-aula, mas atenção são apenas 200 vagas. Saiba mais em clicando aqui.