O II Seminário Estadual de Políticas Públicas para Pessoas PCDs do Mato Grosso do Sul “Nada Sobre Nós, Sem Nós”, acontece dia 21, no auditório do Bioparque Pantanal, no Parque das Nações Indígenas em Campo Grande.
O Seminário que é alusivo ao Dia Nacional de Luta de PCDs, comemorado em 21 de setembro, visa refletir a temática. O objetivo é colaborar com o surgimento de novas ações, programas e serviços que tragam benefícios para o segmento, além de marcar o lançamento do projeto Bioparque para Todos: Iguais nas Diferenças.
Durante o evento de maneira expositiva e dialógica as propostas previamente enviadas no formulário de inscrição para diversos eixos. São eles: assistência social; educação; saúde; trabalho; habitação; cultura; desporto; turismo; segurança; garantia dos direitos e acessibilidade.
Assim, ao final do diálogo elaborado um documento que norteie as ações para as pessoas com deficiência no Estado.
Elencando três propostas, validando assim a efetivação das políticas públicas. Especialmente para as pessoas com deficiência sul-mato-grossenses.
“A discussão sobre acessibilidade para a pessoa com deficiência não deve se resumir à questão urbanística e arquitetônica”.
“Para nós pessoas com deficiência, assim como para todos os cidadãos, quando se trata de inclusão, a discussão deve dizer respeito a todas as pautas.”
Neste seminário busca envolver, desse modo, todas as secretarias de governo pensar em ações transversais atendendo as demandas das pessoas com deficiência do nosso Estado.
Mais de 45 milhões de pessoas no Brasil possuem algum tipo de deficiência, segundo o Censo de 2010, realizado por IBGE.
A data do dia 21, dia nacional de luta da pessoa com deficiência, nos remete há uma reflexão sobre os avanços e os desafios que ainda enfrentamos no dia-a-dia por esta parcela da população
Em Mato Grosso do Sul, 21% da população ou 526 mil pessoas têm alguma deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou múltipla.
A princípio, a programação terá início às 13h com o credenciamento, na sequência às 13h30 apresentação cultural.
Fonte: Pantanaloficial