No momento, você está visualizando Seminário na Expoagro aborda potencial do amendoim em Mato Grosso do Sul
59ª edição do Expoagro Dourados 2025, aborda potencial do amendoim em MS, através de seminário. Foto: Divulgação

Seminário na Expoagro aborda potencial do amendoim em Mato Grosso do Sul

No próximo dia (16) de maio, em MS, vai acontecer a 59ª edição do Expoagro Dourados 2025, onde será discutido no Seminário “Cultura do Amendoim, alternativas para geração de renda do Cerrado sul-mato-grossense

Visando apresentar novas alternativas para a diversificação de culturas e geração de renda no Cerrado sul-mato-grossense, a Embrapa Agropecuária Oeste e o Sindicato Rural de Dourados realizam no dia 16 de maio, em MS, das 8h às 11h15, durante a 59ª Expoagro Dourados 2025, o Seminário “Cultura do Amendoim – Alternativa para diversificação e rotação de culturas”.

O evento acontece em Dourados (MS) e reunirá produtores, pesquisadores, técnicos e estudantes para debater os desafios e oportunidades da cultura do amendoim na região. Desse modo, as inscrições estão abertas e podem ser feitas previamente ou no local, pelo link: https://bit.ly/42h2sHs.

A programação começa com uma palestra virtual da pesquisadora Tais de Moraes Falleiro Suassuna, da Embrapa Algodão, referência nacional na cultura do amendoim. Em seguida, o público acompanhará as experiências práticas de nomes como Rogério Hidalgo Barbosa. organizador do evento Amendoglória; Gervásio Kamitani, engenheiro agrônomo, produtor rural e presidente do Conselho de Administração da Copasul, de Naviraí; e Fábio Taira, engenheiro agrônomo da Fazenda Santa Rosa, também de Naviraí. Todavia, a plateia fará perguntas ao final do seminário.

Seminário na Expoagro aborda potencial do amendoim em Mato Grosso do Sul, vejam mais detalhes sobre o evento

O pesquisador Fernando Mendes Lamas, da Embrapa Agropecuária Oeste, um dos organizadores do evento, destaca o crescimento expressivo da cultura em Mato Grosso do Sul. Que já ocupa a segunda posição nacional na produção de amendoim. Atrás apenas de São Paulo. “Apesar de o estado ainda não contar com um histórico de pesquisa consolidado, iniciativas locais, como o projeto piloto em Glória de Dourados, têm demonstrado o potencial da cultura na região. Com bons resultados em manejo e organização de produtores”, afirma Lamas.

Contudo, o seminário abordará aspectos técnicos e econômicos do cultivo, como melhoramento genético. Cultivares adaptadas, controle de doenças, mecanização da lavoura, beneficiamento e o papel estratégico do amendoim em sistemas rotacionados com soja. De acordo com Lamas, o cultivo ainda enfrenta desafios, como o alto custo das sementes e a vulnerabilidade a doenças fúngicas. Que encarecem o uso de fungicidas. No entanto, o pesquisador avalia que o cenário é promissor, com bons preços no mercado interno e crescimento das exportações para destinos como Estados Unidos. Europa. E China.

“O nosso objetivo é mostrar ao produtor rural e aos técnicos que o amendoim pode sim ser uma alternativa viável e lucrativa para compor sistemas agrícolas mais diversificados e sustentáveis”, conclui Lamas.

Fonte: Gov.MS