No momento, você está visualizando Semadesc e Embrapa vão debater a pecuária como solução no Fórum Pré-Cop 30 na Capital
Semadesc e Embrapa vão debater sobre a pecuária sendo uma solução, no Fórum Pré-Cop 30, dia 24 de março. Foto: Gov.MS

Semadesc e Embrapa vão debater a pecuária como solução no Fórum Pré-Cop 30 na Capital

Semadesc e Embrapa, vão debater a pecuária no Fórum Pré-Cop 30, no dia 24 de março, veja mais detalhes a seguir

O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, será palco de importantes debates com a participação de autoridades e cientistas de diversas áreas da pecuária e do clima. Contudo, a Embrapa e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), realizam, no dia 24 de março de 2025, o Fórum Pré-Cop 30: Pecuária como parte da solução. O Fórum faz parte da “Jornada pelo Clima”, uma iniciativa da Embrapa que prevê a realização de diversos eventos em todo o país em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30). Desse modo, aser realizada em novembro de 2025 em Belém (PA).

O Fórum começa com a palestra magna “De Baku a Belém: a agropecuária brasileira na COP 30” com o pesquisador e chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa, Marcelo Morandi. Membro da delegação brasileira nas negociações sobre clima da UNFCCC (Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas). Na sequência, haverá uma mesa-redonda, com representantes e stakeholders da cadeia produtiva da pecuária para discutir “Os desafios da pecuária sustentável”. No período da tarde, os painéis “A Ciência do carbono e as estratégias para pecuária no contexto da economia circular” e “Políticas públicas e mercados verdes: Compromisso do Brasil para a COP 30” completam a programação.

Semadesc e Embrapa vão debater a pecuária como solução no Fórum Pré-Cop 30 na Capital, veja mais detalhes a seguir

Entre os palestrantes, estão confirmados Daniel Vargas (FGV), Joaquim Cordeiro (BNDES); Alexandre Berndt (Embrapa), Eduardo Bastos (ABAG), Ana Doralina (Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável), Bruno Leite (DECAP/MAPA), Gabriel Amorim (Ministério Público de Rondônia), Paulo Pianez (Marfrig), Renato Roscoe (Instituto Taquari Vivo), Judson Valentim (Embrapa), Manuel Macedo (Embrapa), Leonardo Gava (Climate Bonds Initiative) e Artur Falcette (Semadesc).

Sob a coordenação técnico-científica da pesquisadora da Embrapa, Mariana Aragão, e do secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette. O encontro abordará temas como protocolos de baixo carbono. Programa de conversão de pastagens degradadas. Pecuária tropical e economia circular, produção sustentável na região amazônica. Programa de pagamento por serviços ambientais, financiamentos para a transição sustentável. Dentre outros, a fim de antecipar as discussões prioritárias para a agenda da COP 30. Contudo, merece destaque a apresentação e validação de um documento (position paper) durante o evento. Com o posicionamento da Embrapa sobre a produção sustentável de bovinos no Brasil.

As inscrições são gratuitas e o site do evento as abrirá em breve. O Fórum, direcionado a cientistas, produtores rurais e técnicos, ocorrerá na programação da 16ª Dinâmica Agropecuária – Dinapec.

Sobre a Dinapec 2025

Por fim, a realização da Dinâmica Agropecuária 2025 é uma correalização da Embrapa e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Contudo, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com patrocínio da Unipasto, Timac Agro, Sicoob e Marfrig Global Foods.

Fonte: Gov.MS