Semades apresenta resultados do primeiro quadrimestre
A Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico) levou (13) à Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Turismo da Câmara de Vereadores o resultado das iniciativas de desenvolvimento econômico deste primeiro quadrimestre, e apresentou um resumo de iniciativas com implementação ainda este ano.
“Quero agradecer o convite de estar aqui hoje na Câmara. Em outras palavras, a gente trouxe toda a equipe Semades para apresentar os trabalhos que a gente já desenvolveu nesses 120 dias. Por isso, é muito importante para nós, como Secretaria, como gestão municipal, estar próximo à Câmara de Vereadores, que é quem representa o povo de Campo Grande. Dessa forma, é nossa obrigação aumentar a parceria da administração pública com a sociedade”, disse o secretário da Semades, Ademar Silva Junior.
Assim, neste primeiro quadrimestre, a Semades promoveu diversas ações que vão desde a desburocratização de processos à participação em eventos nacionais, levando o nome de Campo Grande para investidores e a pesquisas que darão base para políticas públicas efetivas.
Nesse sentido, dentre as ações de desburocratização, há destaque para a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica, que facilita os processos de abertura de 654 tipos de atividades empresariais. Além disso, a integração da REDESIM também automatizou a abertura de diversas empresas (aproximadamente 480 CNAEs), facilitando assim os processos para quem quer investir em Campo Grande.
Habite-se
Houve emissão de 3.008 Cartas de Habite-se, totalizando 257.214,11 m2 de área com construção regularizada perante o Município. Também houve autorização para 1.645 alvarás de construção, totalizando 118.295,93m2 de áreas a serem construídas, gerando assim emprego e renda na Capital. “Isso mostra o quanto a cidade está crescendo e se desenvolvendo. São quase 1,7 mil obras na cidade”, frisa Ademar Silva Junior.
Houve aprovação de outros 2.668 novos lotes em loteamentos e parcelamentos, levando a urbanização em mais de 1.898.000 m². Também foram entregues mais de 160 licenças ambientais e assinados 8 termos de compromisso, que preveem injetar mais de mais de R$ 32 milhões em Campo Grande, gerando novas vagas de empregos.
Ações sociais para o pequeno produtor
O pequeno produtor também foi contemplado. Foram três ações sociais neste quadrimestre, com mais de 1.217 atendimentos, levando 35 tipos de serviços diferentes para quem vive no campo. Cerca de 600 pessoas tiveram acesso a mudas frutíferas. Além disso, tiveram acesso também a mais de 25 mil m² de áreas gradeadas e recebimento de 12 toneladas de adubos orgânicos.
Para o presidente da Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Turismo, Ronilço Guerreiro, a reunião foi proveitosa.
“É importante a sua fala para conhecer a estrutura da Secretaria. Assim, nós estamos à disposição. A Comissão de Indústria e Comércio está aberta para conversar em relação a esses investimentos. É preciso dizer que precisamos de um planejamento a curto, médio e longo prazo. Também é necessário apontar quais são os desafios e as possibilidades para Campo Grande”, disse.
Estiveram presentes na reunião da Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Turismo os vereadores Fábio Rocha, juntamente com Landmark, Wilson Lands, Dr. Vitor Rocha, Dr. Jamal, Veterinário Francisco e por fim, Junior Coringa.