Segunda-feira com risco de temporal em Campo Grande
O início da semana em Campo Grande promete ser típico de verão, com calor, umidade elevada e céu variando entre sol e nuvens, mas o final da tarde e a noite podem trazer risco de temporal intenso. A população deve redobrar a atenção, pois há risco de rajadas de vento, raios e granizo em pontos isolados da cidade.
A Capital tem previsão aponta máxima de 28°C e mínima de 22°C, com sol entre nuvens pela manhã, pancadas de chuva a partir do fim da manhã e à tarde, e tempestades à noite. Os ventos sopram do quadrante norte entre 30 e 50 km/h, podendo atingir velocidades superiores a 50 km/h em rajadas.
Segundo os meteorologistas, a aproximação de uma frente fria e a atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, aliadas ao intenso transporte de calor e umidade, contribuem para a formação de temporal.
Estado
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), a manhã deve começar com sol e algumas nuvens. A princípio, esse cenário favorece o aumento gradual da temperatura.
Ainda assim, a partir da tarde, o aquecimento diurno combinado ao deslocamento de cavados aumenta a instabilidade. Desse modo, cresce a chance de pancadas de chuva mais intensas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com alerta amarelo de tempestade para todo o Mato Grosso do Sul. O edital é válido até as 10h desta segunda-feira (12). Além disso, indica possibilidade de chuva forte e ventos de até 60 km/h. Também há risco de granizo, além de volume de precipitação que pode chegar a 50 milímetros por dia.
As autoridades recomendam que a população evite áreas alagadas, busque abrigo em locais seguros durante os temporais e fique atenta às atualizações meteorológicas.
Sobre o Cemtec
O Cemtec, Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul, é um órgão técnico vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, a Semadesc.
O centro é responsável por monitorar o tempo e o clima em todo o território sul-mato-grossense. Nesse sentido, mantém uma ampla rede de estações meteorológicas instaladas em vários municípios, as quais funcionam continuamente para coletar dados de temperatura, umidade, vento e precipitação. Assim, os técnicos do Cemtec analisam as informações coletadas e produzem boletins diários.
Fonte: Cemtec



