Sebrae-MS lança Ruraltur MS
Para ajudar produtores sul-mato-grossenses a melhorarem desde as técnicas de cultivo e criação de animais até o processamento industrial, a Ruraltur MS, promovida pelo Sebrae-MS, nos dias 21 e 22 de agosto, na Feira Central, traz uma programação gratuita voltada a esse público. Durante a maior feira de turismo rural do Estado, os produtores poderão participar de oficinas práticas, assistir a palestras e conhecer soluções tecnológicas para o agronegócio.
A iniciativa busca ir além da oferta de atividades, promovendo troca de experiências e acesso a conhecimentos que podem transformar a realidade no campo. “Todas as experiências e conhecimentos que serão vivenciados e disseminados no evento almejam a melhoria das técnicas produtivas para impulsionar o mercado e a inovação. Isso por consequência, vai impactar quem é do segmento do agronegócio, mas também aqueles que compram e consomem o que será produzido a partir do que for ensinado e implementado, funcionando como uma rede de apoio mútuo e contínuo”, pontuou a analista-técnica do Sebrae-MS, Natália Leite.
Inovação e conhecimento
Durante os dois dias de evento, iniciativas que promovem a inovação no campo estarão reunidas no espaço Inova Agro. Na Smart Farm, a partir das 15h, startups apresentam ao público tecnologias que podem ajudar no dia a dia das propriedades, como soluções sustentáveis que promovem eficiência e aumento da produtividade. Dentre elas estão: energia solar; internet via satélite; plantação vertical para tratamento de doenças de plantas; e drones de pulverização.
Mão na massa
A princípio, a Ruraltur MS oferece oficinas para ensinar técnicas aos produtores. Nesse sentido, as oficinas são estilo “mão na massa”. Ademais, ocorrem nas unidades móveis da Rota Rural. Estas unidades são divididas em duas áreas. Ou seja, Queijaria e Agro Horti. Elas são, por conseguinte, voltadas para a produção de laticínios, bem como a derivados de hortifrúti.
No dia 21, os participantes aprenderão a produzir queijo frescal. Do mesmo modo, aprenderão a fazer muçarela na Queijaria. Analogamente, aprenderão receitas na unidade Agro Horti. Estas receitas incluem, por exemplo, doces de compota, cocada cremosa e tomate confit.
Aulas sobre queijos e iogurtes
Já no dia 22, as oficinas continuam com aulas sobre queijos deslactosados e iogurtes pasteurizados na Queijaria; e o preparo de barrinhas de banana com castanha de baru e geleia de abacaxi com especiaria de guavira na Agro Horti. As capacitações são gratuitas, com inscrições feitas no local e vagas preenchidas por ordem de chegada. Os organizadores realizarão as oficinas das 17h às 21h30 nos dois dias de evento.
A princípio, com o intuito de levar conhecimento ao público, serão promovidas palestras que ocorrerão no dia 22, no período da tarde, das 13h às 17h, na sala 1. As palestras são sobre o aprimoramento da produção de leite e hortifruti. Além disso, abordam produtos feitos por agroindústrias.
No final da mesma data, às 19h30, a Ruraltur MS será palco para uma premiação. Isto é, do 1º Concurso de Queijos Artesanais do Estado. Em suma, a iniciativa do Sebrae-MS busca dar visibilidade às pequenas agroindústrias e, do mesmo modo, a queijarias. Eles produzem com qualidade e, similarmente, preservam as características locais.
O concurso está com inscrições abertas até o dia 16 de agosto, por meio do site ms.sebrae.com.br e irá reconhecer os três melhores produtos em cinco categorias diferentes. Além disso, a premiação também irá destacar o queijo mais bem avaliado entre todos os primeiros colocados com o título máximo da competição: o troféu Super Ouro.
Interessados em participar da Ruraltur MS podem se inscrever e obter mais informações sobre o evento por meio do site ruraltur.ms.sebrae.com.br.
Serviço:
Ruraltur MS 2025
Data: 21 e 22 de agosto de 2025
Horário: 15h às 22h
Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de Julho, nº3351, Centro
Inscrições gratuitas: ruraltur.ms.sebrae.com.br
Fonte: Sebrae-MS