A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí, por meio do CAPS Centro de Atenção Psicossocial, deu início a Campanha “Setembro Amarelo”
Dessa modo, a campanha visa prevenir o suicídio. O ato de lançamento da campanha contou com a presença do titular da Gerência Municipal de Saúde e aconteceu na sede da Previdência Social dos Servidores Públicos de Naviraí (Naviraiprev).
Por isso, a capacitação teve como público-alvo médicos e enfermeiros da Unidade Básica, com o intuito de informar sobre dados de suicídio, classificação de risco e abordagens do suicídio. A Psiquiatra de referência Dra. Bruna Torres Jorge [médica do CAPS], realizou a capacitação.
Contudo, a coordenadora do CAPS, Patrícia Ribeiro, enfatizou sobre a importância dos profissionais da atenção primária nos atendimentos e cuidados dos pacientes em sofrimento mental. Ela lembrou que “a saúde mental é de interesse e responsabilidade de todos nós, CAPS e atenção primária”.
SETEMBRO AMARELO
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações serão desenvolvidas no decorrer do mês.
Psicólogas do CAPS realizam palestras no Setembro Amarelo
Em Naviraí as psicólogas Luciana e Juliana profissionais do Centro de Atendimento Psíquico Social (CAPS) através de psicólogas e servidoras realizar várias palestras durante este mês.
Contudo, essas palestras realizadas em Instituições de Ensino Público e Privado com foco total no público onde se tem os maiores números de registros de mortes por suicídios que são os jovens entre 15 a 29 anos.
Então, o estado ocupa a terceira colocação no país, esses dados são alarmantes pois cada vez mais os jovens tende a cometer tal ato, seja por interferência do relacionamento familiar ou pelo convívio social que muitas das vezes padroniza uma forma e jeito de ser.
Sendo assim, o Centro de Valor a Vida (CVV) é um grande aliado permitindo que a qualquer hora e momento a pessoa que esteja se sentindo sozinha ou com este pensamento de tirar sua vida pode estar ligando e conversando com pessoas capacitadas que lhe darão total atenção, conforto emocional e orientação do quanto viver vale apena o número do CCV é 188 e a ligação pode ser feita através de orelhão e celular.
Fonte: pm naviraí