Sala Rádio do Aeroporto Regional de Dourados é instalada
A MVS Incorporações Imobiliárias LTDA, empresa que tem sede em Curitiba, no Paraná, e que venceu a licitação para administração da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) no Aeroporto Regional de Dourados Francisco de Matos Pereira, finalizou a instalação da Sala Rádio e agora está formalizando a documentação para que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) faça a vistoria dos equipamentos e homologue a operação.
O contrato para instalar e administrar instalar a Sala Rádio, no valor anual de R$ 983.900,00, foi firmado direto com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), estatal pública federal de administração indireta, vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos.
Vistoria
A vistoria na Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo será feita por técnicos do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), órgão subordinado ao Decea. A unidade é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo da Região Sul, parte do Sudeste e parte do Centro-Oeste. O Cindacta II realiza serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, defesa aérea, informações aeronáuticas, meteorologia aeronáutica, telecomunicações aeronáuticas e busca e salvamento.
Primordialmente, o Cindacta é sediado em Curitiba, no Paraná. Ele é um elo permanente do Sisceab e do Comdabra. Isto é, do Sistema de Controle do Espaço Aéreo e do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro. Atualmente, o Cindacta, por sua vez, é responsável pela Região de Informação de Voo (FIR). Ela abrange os estados do Paraná e Santa Catarina, bem como Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Além disso, o Cindacta é responsável por Rio de Janeiro e parte de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.
Segurança das operações aéreas em Dourados
A Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) do Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira já está instalada. Ela está, por conseguinte, em condições de garantir a segurança das operações aéreas em Dourados. Com a ativação do sistema e a homologação pelo Decea, o terminal estará pronto. O aeroporto, por fim, receberá novamente voos comerciais a partir de 8 de setembro. Isso ocorre, visto que ele permaneceu fechado desde 2021.
O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, acompanharam a finalização. A finalização, ademais, foi da instalação da sala da EPTA. A sala, em suma, será operada pela empresa MVS Incorporações Ltda.
A administração do aeroporto segue sob responsabilidade da Infraero. A EPTA é responsável pela comunicação entre torre de controle e aeronaves, coordenando o tráfego aéreo e garantindo que pousos e decolagens ocorram com segurança, eficiência e sem atrasos.
Em conformidade com as exigências da Anac
Para atender às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a prefeitura promoveu uma série de intervenções. Houve instalação de guarita de acesso, sistema de dilacerador de pneus, placas de segurança e videomonitoramento em toda a área operacional. O terminal de passageiros recebeu portas automáticas e melhorias na climatização, enquanto os equipamentos de inspeção, como raio-x e detector de metais, passaram por manutenção.
A pista, por conseguinte, também foi modernizada com a implantação do sistema Papi (Precision Approach Path Indicator). Houve, ademais, iluminação no pátio principal e na taxiway. Por fim, também a manutenção nos equipamentos de navegação aérea.
O prefeito Marçal Filho, a propósito, enfatiza que “todos os esforços que fizemos, desde a primeira semana de governo, foram no sentido não apenas de reabrir o aeroporto depois de 4 anos fechado. A meta, por exemplo, é voltar a operar voos comerciais. Mas, também, garantir a segurança de passageiros, tripulação e servidores. Eles são, por conseguinte, os que trabalham no local.”
Obras do novo terminal de passageiros
Durante a vistoria, o prefeito e o secretário também acompanharam as obras do novo terminal de passageiros, que está sendo construído ao lado da atual estrutura. O investimento é fruto de parceria entre Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos e da Secretaria de Aviação Civil (SAC). A entrega está prevista para ocorrer em até 19 meses.
Com a conclusão das adequações, a Latam iniciará no dia 8 de setembro voos diretos de Dourados para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). A expectativa da gestão municipal é que a retomada traga mais conectividade, desenvolvimento econômico e comodidade para a população da região. Outras empresas aéreas como a GOL e a Azul também estão em tratativas com a Prefeitura de Dourados para voltarem a operar no Aeroporto Regional, aumentando a oferta de voos e promovendo a concorrência, o que irá favorecer os passageiros.
Fonte: PM Dourados