Determinar um assento mais seguro, é bastante difícil já que o tipo de acidente é o que vai influenciar nas chances de sobrevivência
Quem vai voar costuma escolher o assento com base em diversos fatores: alguns preferem ficar perto da janela; outros, no corredor, para facilitar a ida ao banheiro, mas já pensou qual assento é mais seguro em caso de acidente? Qual deles oferece maior chance de sobrevivência?
Spoiler: Assentos mais para o fundo e afastados das janelas tiveram menos mortes em diversos acidentes analisados. Geralmente, esses locais são da classe econômica, bem longe dos assentos da primeira classe, que ficam à frente no avião.
Determinar um assento mais seguro, no entanto, é bastante difícil já que o tipo de acidente é o que vai influenciar nas chances de sobrevivência.
Frente, meio ou parte de trás?
Estudo mostra que a parte de trás foi mais segura mas a diferença é pequena. Um levantamento da Flight Safety Foundation, organização internacional dedicada à segurança da aviação, revela que a parte dos fundos da aeronave foi a que teve mais sobreviventes. De todos os acidentes analisados, em 39 a parte de trás foi mais segura. Em 25, foi a parte central. Já em 32, a frente representou menos mortes.
Mais de uma área segura por voo. Em um mesmo acidente, até duas áreas podem registrar menos mortes em comparação com a restante. É o caso de um acidente com um Boeing 737 da Força Aérea dos EUA em 1991. Nele, 19 pessoas que estavam na área da frente do avião morreram, enquanto no meio e na parte de trás foram três mortes.
Levantamento foi feito com 284 acidentes ocorridos de 1959 a 2020. Destes, 70 apresentavam dados onde era possível realizar alguma comparação, como ter ao menos um sobrevivente.
Antigamente era pior do que hoje em dia. A organização destaca que o índice de sobrevivência e a segurança contra acidentes entre as décadas de 1950 e 1970 eram bem menores do que os da década de 1980 em diante. Por isso, a comparação pode não ser tão precisa em relação às aeronaves mais modernas.
Probabilidade oscila pouco
Levantamento da revista norte-americana Time mostra resultados similares. Foram analisados 17 acidentes em um período de 15 anos registrados em órgão de aviação dos Estados Unidos.
A taxa de mortalidade nesses casos foi a seguinte: 32% na parte de trás do avião, 39% no meio e 38% na parte da frente.
Assentos longe das janelas têm melhores índices. Os assentos do corredor, na parte de trás do avião, têm uma taxa de mortalidade de 28%. Já os assentos do corredor na parte central do avião representam uma taxa de 44% de mortalidade.
Não é para ter acidentes
Forma de analisar a segurança muda de acordo com a modalidade de transporte. Enquanto o transportes por veículos terrestres, como carros, preza por proteger quem está dentro deles em caso de um acidente, os aviões priorizam a não ocorrência de acidentes.
Aliás, aviões são feitos para não cair. Por isso, eles apresentam menos mortes e acidentes por quantidade de pessoas transportadas em comparação com carros. Já esses veículos terrestres são desenvolvidos para absorver o impacto de colisões.
Não é possível garantir
Definir exatamente qual assento é o mais seguro é difícil. Isso ocorre porque cada acidente tem uma série de fatores que precisam levar em consideração.
Diferentes tipos de problemas geram diferentes análises. Se houver uma queda livre, provavelmente ninguém sobreviverá. Se o pouso for na água, as chances aumentam, mas isso dependeria do ângulo de toque com a superfície, velocidade, inclinação, entre outros. Aliás, se for um incêndio, quem está próximo à saída de emergência terá mais chances de sair primeiro e se salvar.
Mesmo acidentes similares mostram resultados diferentes. Por isso, é necessário compreender que a chance de sobreviver a um acidente aeronáutico tem mais a ver com as condições em torno dele do que com o lugar onde se está sentado.
Fonte: uol