Você está visualizando atualmente Saiba quais cursos fazer para trabalhar no agronegócio
O agronegócio é um setor promissor que oferece diversas oportunidades de crescimento profissional

Saiba quais cursos fazer para trabalhar no agronegócio

agronegócio é o agrupamento de todas as atividades relacionadas ao setor agro do mercado nacional e internacional

O setor do agronegócio é responsável por uma grande parcela da geração de empregos no país, muitos desejam trabalhar no meio pela perspectiva de encontrar o mercado aquecido e repleto de oportunidades e cursos.

Contudo, assim como em qualquer outra área, é exigido um nível de profissionalização para exercer atividades que pagam um bom salário.

Veja quais cursos fazer para trabalhar com o agronegócio.

O que é agronegócio?

agronegócio é o agrupamento de todas as atividades relacionadas ao setor agro do mercado nacional e internacional.

Portanto, isso significa que o agronegócio envolve todos os três setores da economia: matéria-prima, industrialização e comercialização.

Quais cursos fazer para trabalhar com o agronegócio?

O agronegócio é um setor promissor que oferece diversas oportunidades de crescimento profissional.

Sendo assim, a demanda por profissionais na área é grande e uma qualificação formal pode aumentar consideravelmente as chances de conseguir emprego no setor.

Veja quais cursos fazer para atuar no agronegócio:

  • Engenharia Agronômica;
  • Gestão de Agronegócios;
  • Técnico em Agropecuária;
  • Médico Veterinário;
  • Zootecnista.

Engenharia Agronômica

Os estudantes de Engenharia Agronômica lidam com temas como produção de animais, produção vegetal, mecanização agrícola, combate a pragas, composição do solo, irrigação, adubo, sustentabilidade e negócios.

O curso capacita profissionais para trabalhar no agronegócio, aplicando técnicas que melhoram a produtividade e a qualidade de produtos agrícolas.

No entanto, depois de formado, o engenheiro agrônomo poderá atuar em todas as etapas do processo produtivo, tanto nas lavouras quanto na pecuária.

Além disso, também é possível atuar como empreendedor rural ou prestador de serviços para empresas e empreendedores.

Gestão de Agronegócios

No curso de Gestão de Agronegócios, o estudante aprende aspectos mais generalistas da administração e também questões específicas do setor.

Economia e mercado do agronegócio, cadeias produtivas, logística, direito ambiental e agrário, sustentabilidade e qualidade são alguns dos temas presentes no curso.

Assim, os formados em Gestão de Agronegócios podem trabalhar na administração de fazendas, indústrias do agronegócio, cooperativas de grãos, empresas de produtos e equipamentos agrícolas e no setor público.

Técnico em Agropecuária

O Técnico em Agropecuária aplica conhecimento técnico às habilidades práticas nas atividades agrícolas e pecuárias.

Assim, a teoria atrelada a prática faz com que esse profissional seja muito requisitado no setor do agronegócio.

Médico Veterinário

A pecuária é uma das áreas que fazem parte do agronegócio. Contudo, o médico veterinário trabalha na assistência clínica e cirúrgica, ações de saúde e prevenção de doenças, alimentação e reprodução dos animais.

Além disso, esse profissional também pode trabalhar na indústria alimentícia, controlando as tecnologias de produção de produtos de origem animal e ainda na área comercial de produtos agropecuários.

Zootecnista

O zootecnista pode atuar com a administração, o melhoramento genético, a nutrição e reprodução animal, assim como na indústria alimentícia de origem animal, como embutidos e laticínios.

Ele é responsável pelo aumento e melhoria da produção e da qualidade dos produtos e serviços de origem animal, garantindo a segurança alimentar, respeitando a sustentabilidade da produção e preconizando o bem-estar da humanidade e dos animais.

Como entrar no mercado do agronegócio?

Primeiramente, para entrar no mercado do agronegócio é preciso se profissionalizar na área.

Assim, isso pode ser feito por meio de cursos de graduação e pós-graduação, como um MBA (Master in Business Administration), que pode promover o desenvolvimento de um olhar estratégico sobre a produção agrícola e pecuária até a comercialização dos produtos no setor.

Fonte: UOL