A internet virou um terreno fértil e sem limites para quem deseja enveredar por um universo cheio de possibilidades
É cada vez maior o número de pessoas que se dedicam a produção de de vídeo, como por exemplo como fazer um bom roteiro, principalmente utilizando a internet para atingir um público gigantesco. Desse modo, a internet virou um terreno fértil e sem limites para quem deseja enveredar por um universo cheio de possibilidades. Aliás, dá até pra ganhar dinheiro e fazer do audiovisual uma atividade profissional e remunerada.
A importância do roteiro para produção de vídeo
Antes de iniciar a etapa de gravação, quem deseja produzir conteúdo audiovisual, inclusive para ganhar dinheiro com esse material, precisa saber que existem processos relevantes que jamais devem ser deixados de lado. Assim, a primeira observação deve ser voltada para o planejamento e a produção de um roteiro.
O roteiro vai nortear o seu trabalho
Sem um bom roteiro para produção de vídeo, seu trabalho ficará sem direcionamento, sem objetivo, e tem chances enormes de fadar ao fracasso. Portanto, o roteiro bem planejado vai ser o guia de toda a produção do seu conteúdo audiovisual. Dessa forma, nele você tem que esquematizar as cenas, ordenar as falas, a marcação dos letterings e legendas que por ventura precisem inserir, os movimentos de câmera, sem esquecer de garantir que seu vídeo tenha uma ordem lógica, com início, meio e fim.
Saiba fazer um roteiro de vídeo simples
Fazer um bom roteiro não é algo complicado, como muita gente pensa. Sendo assim, existem vários modelos de roteiro profissional, que você pode adequar às suas expectativas e às necessidades de seu projeto.
Tenha em mente que a base de todos roteiro deve ser:
- Uma breve descrição das cenas e do que acontecerá entre elas.
- As falas dos atores, narrações e outros sons que vão aparecer.
- Indicações para a edição, como de corte, inserção de animação e legendas.
- Definição do cenário.
- Sugestões de encenação para os atores e de movimentos e posição de câmera para quem for gravar.
- Indicações sobre a inserção de trilha e efeitos sonoros.
Fonte: blogaudiovisual