Para começar a fazer seu leite de soja é necessário escolher bem a soja
Este leite vegetal é um dos mais conhecidos, especialmente por ser um dos primeiros a fazer sucesso, portanto saiba como fazer leite de soja do jeito certo para obter os melhores benefícios desta bebida.
Aliás, quando eu estava retirando o leite de vaca da minha dieta, o leite de soja foi o primeiro que experimentei. Na época eu não sabia que poderia obter leite vegetal de outras fontes e todos diziam que o leite de soja era um dos que parecia mais com leite de vaca.
O resultado foi uma decepção total, pois não parece absolutamente nada com leite de vaca. Talvez a única semelhança seja a cor banca mesmo. Outra característica que o leite de soja possui é a quantidade e variedade de aminoácidos presentes.
Pois o leite vegetal de soja é o leite mais proteico que existe. Tanto que a partir do leite é possível fazer o tofu, que é o famoso leite coagulado de soja. Se assemelha a uma ricota com muito pouca gordura e quase sem gosto.
No entanto é necessário um cuidado especial para remover os antinutrientes da soja antes de consumir ela. Vou explicar tudo direitinho a seguir.
Antinutrientes são substâncias que atrapalha a absorção de nutrientes importantes para nosso organismo. O mais conhecido da soja e de outros feijões é o ácido fítico ou fitato.
Aliás, ele atrapalha a absorção de ferro, cálcio e outros nutrientes importantes. Além de produzir uma série de efeitos indesejados. Porém, ao hidratar e ferver o leite, é possível diminuir muito estes antinutrientes.
Como fazer leite de soja
Para começar a fazer seu leite de soja é necessário escolher bem a soja. Pois o ideal são sojas não transgênicas e o que motiva isso é o sabor. A soja orgânica costuma ter menos gosto residual e ser mais fácil de trabalhar. Porém, se você não encontroar a soja orgânica pode trabalhar com a que tiver em sua cidade.
Em seguida é necessário hidratar bem a água da soja, se possível trocando várias vezes a água da sua hidratação. O tempo ideal é 8 horas (de um dia para o outro) com pelo menos 3 trocas de água.
Você vai perceber que a água vai ficando cada vez mais clara e a soja passa de um formato de bolinha para um formato de feijão. Neste ponto ela também fica mais clara que com odor mais agradável.
Ingredientes
- 1 xícara de soja crua hidratada
- 1 litro de água
- 3 gotas de extrato de baunilha
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de xarope de agave ou açúcar
Modo de preparo
Quando a soja estiver totalmente hidratada, bata ela com parte da água e vá adicionando o restante aos poucos. Faça isso se quiser um leite bem suave e sem pedacinhos. Em seguida peneire com ajuda de um voal.
O resíduo é conhecido na culinária japonesa como okara e serve para fazer um monte de receitas. Procure por okara e aprenda receitas especiais com este ingrediente.
Agora com o leite você deve ferver por 1 minutos após levantar as borbulhas. Assim como é feito com o leite de amendoim.
Finalmente, adicione os demais ingredientes no leite quando ele esfriar e leve para a geladeira. Este leite vegetal de soja dura bem mais que os outros por conta da fervura. No entanto não demore para consumir.
Fonte: comofazeremcasa