No momento, você está visualizando Safra de soja do Brasil é projetada em 180,4 milhões de toneladas
Segundo estimou (22) a AgRural, a safra de soja do Brasil é projetada em 180,4 milhões de toneladas. Foto: Freepik

Safra de soja do Brasil é projetada em 180,4 milhões de toneladas

Safra de soja do Brasil deve alcançar 180,4 milhões de toneladas na temporada 2025/26

A produção de soja do Brasil deve alcançar 180,4 milhões de toneladas na safra 2025/26, estimou (22) a AgRural, elevando sua previsão em cerca de 1,9 milhão de toneladas ao incorporar projeções de produtividade baseadas em dados de campo.

Em boletim, a consultoria afirmou que o novo número baseia-se em área plantada de 49,1 milhões de hectares e produtividade média de 61,2 sacas por hectare.

A AgRural disse ainda que reportou, na semana passada, os primeiros registros de colheita da temporada 25/26 de soja em áreas isoladas do oeste do Paraná e do médio-norte, leste e oeste de Mato Grosso.

“A expectativa é de que essas regiões continuem colhendo nos próximos dias. Mas um avanço mais robusto dos trabalhos só deve ser registrado em janeiro, desde que haja condições climáticas favoráveis para a entrada das máquinas”.

Sobre a soja brasileira

Por fim, confira quando a soja chegou ao Brasil.

A soja chegou ao Brasil no final do século XIX, trazida inicialmente por imigrantes japoneses que trouxeram sementes para pequenas plantações, principalmente no estado de São Paulo e na região Sul. Nessa época, o cultivo era muito restrito, voltado basicamente para o consumo local e experiências agrícolas, sem grande importância econômica.

Somente na década de 1970 a soja começou a se consolidar como um produto estratégico da agricultura brasileira. Pesquisas agrícolas desenvolveram variedades adaptadas ao clima e ao solo brasileiro. Enquanto a mecanização e o uso de fertilizantes possibilitaram a expansão para o Centro-Oeste e o Cerrado. A soja rapidamente se tornou um pilar das exportações brasileiras, sendo usada tanto para alimentação humana e animal quanto para produção de óleo e biocombustíveis. Hoje, o Brasil figura entre os maiores produtores e exportadores mundiais de soja, contribuindo significativamente para a economia e para o agronegócio global.

Fonte: forbes