Você está visualizando atualmente Rússia anuncia vacina contra o câncer e prevê distribuição gratuita em 2025
A Rússia anunciou o desenvolvimento de uma vacina mRNA contra o câncer. - Foto: Arquivo/ Unsplash

Rússia anuncia vacina contra o câncer e prevê distribuição gratuita em 2025

O desenvolvimento é proveniente de esforços conjuntos entre centros de pesquisa, incluindo o Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya

A Rússia anunciou o desenvolvimento de uma vacina mRNA contra o câncer, que estará disponível gratuitamente aos pacientes no país. Segundo o diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa Radiológica do Ministério da Saúde da Rússia, Andrey Kaprin, o lançamento para uso geral está previsto para o início de 2025. A informação teve divulgação pela agência estatal TASS nesta semana.

O desenvolvimento da vacina contra o câncer na Rússia é proveniente de esforços conjuntos entre centros de pesquisa. Assim, incluindo o Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya. De acordo com Alexander Gintsburg, diretor do Gamaleya, os testes pré-clínicos da vacina já demonstraram eficácia na supressão do desenvolvimento de tumores e no potencial controle de metástases.

A abordagem mRNA, utiliza a análise genética individual para criar vacinas personalizadas que programam o sistema imunológico a identificar e destruir células cancerígenas. Esse método analisa o perfil mutacional do tumor (neoantígenos) e projeta vacinas direcionadas, permitindo um combate específico a cada tipo de tumor.

Além disso, o país estuda uma frente de vacinas oncolítica chamada de EnteroMix, desenvolvida em colaboração com o Instituto Engelhardt. Ela utiliza um conjunto de quatro vírus não patogênicos capazes de destruir células malignas e, ao mesmo tempo, ativar a imunidade antitumoral do paciente. De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa Radiológica, os estudos pré-clínicos do EnteroMix já se concluíram, confirmando sua segurança e eficácia.

Os cientistas russos informam que os testes clínicos e o recrutamento de pacientes para as fases iniciais do EnteroMix começarão entre o final de 2024 e o início de 2025. Enquanto isso, a vacina mRNA avança para os testes finais de eficácia e deve ter liberação ao público em 2025.

O que é vacina mRNA?

Até recentemente, todas as vacinas eram a partir de uma parte de um agente infecioso específico morto ou em atenuação. O que levava o organismo a reconhecê-lo como um agente estranho e desenvolver uma resposta imunológica que prevenisse a infecção.

Já a vacina de RNA mensageiro tem produção a partir de um mRNA sintético que corresponde a uma determinada proteína do agente infecioso. Quem recebe essa vacina não é exposto a uma parte do micro-organismo que causa a doença, mas sim a um modelo de um RNA mensageiro dele. Isso faz com que as células produzam parte de uma proteína específica do agente infeccioso para que o organismo possa aprender que ela é estranha e, assim, desenvolva uma resposta imunológica

Fonte: infomoney