Para debater a dificuldade de acesso aos itens básicos de higiene durante o período menstrual, a vereadora Camila Jara promoveu (9/7) uma Roda de Conversa para discutir o projeto de lei 10.072/21, que dispõe sobre as diretrizes para as ações de Promoção da Dignidade Menstrual.
A proposta visa a conscientização e disseminação de informações sobre o assunto, além do fornecimento de absorventes higiênicos pelo poder público na rede SUS (Sistema Único de Saúde) e nas escolas municipais. “Esse projeto prevê também ações na educação, para que se desmistifique o tabu da menstruação, para que falemos como uma coisa normal, que ela é”, considerou a vereadora Jara.
A proposta tem como objetivo a conscientização acerca da menstruação, assim como o acesso aos absorventes higiênicos às pessoas de baixa renda. Ela visa, também, combater a desigualdade de gênero nas políticas públicas e no acesso à saúde, educação e assistência social, reduzir faltas em dias letivos, prejuízos à aprendizagem e evasão escolar de estudantes em idade reprodutiva, e promover a saúde de pessoas trans masculinas, não binárias e gênero fluído.