No momento, você está visualizando Prefeitura e Sebrae apresentam dia 12 resultados do Programa Cidade Inteligente
Resultados do Programa Cidade Inteligente em Dourados serão apresentados em evento que acontece no dia 12 de agosto, na Câmara Municipal Foto: Sebrae Dourados

Prefeitura e Sebrae apresentam dia 12 resultados do Programa Cidade Inteligente

Prefeitura de Dourados e Sebrae apresentam resultados do Programa Cidade Inteligente

A Prefeitura de Dourados apresenta os resultados do Programa Cidade Inteligente, após 12 meses de trabalho intenso em diversas ações. A ação é feita por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes), juntamente com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Toda a comunidade pode participar da agenda, que acontece no dia 12 de agosto, das 19h às 21h, na Câmara Municipal de Dourados.

Nesse sentido, haverá a apresentação de uma palestra com o tema “Cidades Inteligentes e o Papel do Cidadão Inovador”. A ministração é de José Alberto Pereira dos Santos. Ele é, ademais, coordenador do Centro de Tecnologias Aplicadas do Itaipu Parquetec. Analogamente, o evento é para gestores públicos municipais e empresários. Além disso, também para representantes do setor produtivo e líderes comunitários, assim como para acadêmicos, estudantes e cidadãos interessados na pauta.

Uma iniciativa piloto do Sebrae

A princípio, o Programa Cidade Inteligente é uma iniciativa piloto do Sebrae. Ele prepara municípios para adotarem soluções inovadoras. Isto é, para a melhoria da qualidade de vida, bem como para o fortalecimento do ambiente de negócios. Recentemente, representantes das secretarias municipais foram inseridos no debate. A ministração ocorreu no anfiteatro da prefeitura. Nesse sentido, o objetivo é participar do desenvolvimento do município por meio de metodologias eficazes.

Em suma, essa é a edição piloto do programa em Mato Grosso do Sul, desenvolvida juntamente com Dourados, entre agosto de 2024 e agosto de 2025. Primordialmente, a missão é consolidar uma gestão pública mais eficiente, ou seja, com uso de dados e participação cidadã. Portanto, com estímulo à inovação. Também participam do projeto no Estado as cidades de Maracaju e Ponta Porã.

Durante o projeto, a equipe realizou oficinas, benchmarking (processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos) com outras cidades, capacitações técnicas e encontros com lideranças locais para discutir soluções em áreas como mobilidade urbana, segurança, tecnologia, energia e meio ambiente.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Antonio Freire, o projeto gerou uma série de entregas estratégicas para o município com estas ações. O Sebrae e o Itaipu Parquetec desenvolveram a metodologia para alcançar os resultados.

A programação do evento contará com a participação de lideranças locais, apresentação do relatório final e palestra magna. Os interessados podem fazer as inscrições de forma gratuita pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/cidades-inteligentes-e-o-papel-do-cidadao-inovador/3056969.

Sobre o palestrante

José Alberto Pereira dos Santos atua como coordenador no Centro de Tecnologias Aplicadas do Itaipu Parquetec. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e em Análise de Sistemas, além de possuir MBA em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Atualmente, cursa mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade pela Unioeste, com foco em soluções inovadoras para cidades inteligentes e Internet das Coisas.

Fonte: PM Dourados