Prefeitura de Dourados e Sebrae apresentam resultados do Programa Cidade Inteligente
A Prefeitura de Dourados apresenta os resultados do Programa Cidade Inteligente, após 12 meses de trabalho intenso em diversas ações. A ação é feita por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes), juntamente com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Toda a comunidade pode participar da agenda, que acontece no dia 12 de agosto, das 19h às 21h, na Câmara Municipal de Dourados.
Nesse sentido, haverá a apresentação de uma palestra com o tema “Cidades Inteligentes e o Papel do Cidadão Inovador”. A ministração é de José Alberto Pereira dos Santos. Ele é, ademais, coordenador do Centro de Tecnologias Aplicadas do Itaipu Parquetec. Analogamente, o evento é para gestores públicos municipais e empresários. Além disso, também para representantes do setor produtivo e líderes comunitários, assim como para acadêmicos, estudantes e cidadãos interessados na pauta.
Uma iniciativa piloto do Sebrae
A princípio, o Programa Cidade Inteligente é uma iniciativa piloto do Sebrae. Ele prepara municípios para adotarem soluções inovadoras. Isto é, para a melhoria da qualidade de vida, bem como para o fortalecimento do ambiente de negócios. Recentemente, representantes das secretarias municipais foram inseridos no debate. A ministração ocorreu no anfiteatro da prefeitura. Nesse sentido, o objetivo é participar do desenvolvimento do município por meio de metodologias eficazes.
Em suma, essa é a edição piloto do programa em Mato Grosso do Sul, desenvolvida juntamente com Dourados, entre agosto de 2024 e agosto de 2025. Primordialmente, a missão é consolidar uma gestão pública mais eficiente, ou seja, com uso de dados e participação cidadã. Portanto, com estímulo à inovação. Também participam do projeto no Estado as cidades de Maracaju e Ponta Porã.
Durante o projeto, a equipe realizou oficinas, benchmarking (processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos) com outras cidades, capacitações técnicas e encontros com lideranças locais para discutir soluções em áreas como mobilidade urbana, segurança, tecnologia, energia e meio ambiente.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Antonio Freire, o projeto gerou uma série de entregas estratégicas para o município com estas ações. O Sebrae e o Itaipu Parquetec desenvolveram a metodologia para alcançar os resultados.
A programação do evento contará com a participação de lideranças locais, apresentação do relatório final e palestra magna. Os interessados podem fazer as inscrições de forma gratuita pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/cidades-inteligentes-e-o-papel-do-cidadao-inovador/3056969.
Sobre o palestrante
José Alberto Pereira dos Santos atua como coordenador no Centro de Tecnologias Aplicadas do Itaipu Parquetec. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e em Análise de Sistemas, além de possuir MBA em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Atualmente, cursa mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade pela Unioeste, com foco em soluções inovadoras para cidades inteligentes e Internet das Coisas.
Fonte: PM Dourados