Os requerentes de asilo aguardam quase dois anos para que os pedidos de proteção internacional sejam processados, apesar das promessas do Estado de reduzir os atrasos para nove meses, disse o Conselho Irlandês para Refugiados (IRC).
Em um relatório, o conselho detalhou atrasos no processo de proteção irlandês, que vê os requerentes de asilo do sexo masculino e feminino esperando cerca de 22,2 meses por uma decisão sobre seu pedido.
Os casos prioritários estão esperando 16,1 meses, enquanto aqueles que apelam de uma primeira decisão negativa em seu processo estão esperando nove meses por um resultado, o conselho de refugiados reclamou.
Os candidatos que desejam se unir a suas famílias devem esperar mais 12 meses por uma decisão. Ao todo, um refugiado que apelar de sua decisão inicial poderia esperar três anos e meio pela aprovação para trazer sua família para a Irlanda, diz o conselho.
A proteção internacional da Irlanda precisa de uma “reinicialização drástica”, e o sistema “continua repleto de atrasos administrativos e atrasos substanciais”, apesar da introdução de um procedimento de pedido único em 2017, diz o conselho.
“As pessoas estão vivendo no limbo, residindo em acomodações inadequadas por longos períodos de tempo e separadas de membros da família que também podem estar vivendo em perigo em seu país de origem.” Fonte: Irishtimes