O fisco deve apresentar também as novidades para o programa da declaração do IR 2024, que vai estar disponível para ser baixado em 15 de março
A Receita Federal vai apresentar nesta quarta (6), a partir das 11h (horário de Brasília), as regras para a declaração do Imposto de Renda 2024, ano-base 2023. Assim, o fisco deve apresentar também as novidades para o programa da declaração do IR 2024, que vai estar disponível para ser baixado em 15 de março. Além de os prazos e os valores a serem declarados pelos contribuintes.
Com a correção da tabela do Imposto de Renda feita em maio de 2023. Quem recebeu até dois salários (R$ 2.640) mínimos no ano passado não vai pagar IR, mas precisa entregar a declaração. A tabela do Imposto de Renda não tinha correção desde 2015. Mas a mudança ocorreu apensa na primeira faixa. Aliás, com a mudança, cerca de 13,7 milhões de pessoas ficaram isentas de pagar IR em 2023.
Com isso, deve declarar Imposto de Renda em 2024 todo cidadão que recebeu em 2023 rendimentos acima R$ 28.735,92. Além disso, o prazo para a entrega da declaração também está definido: vai ser de 15 de março a 31 de maio a exemplo do que ocorreu em 2023.
Declaração pré-preenchida e Calendário de Restituição
Em 2023, a Receita Federal recebeu 41.151.515 milhões de declarações e 24% das pessoas optaram pela declaração pré-preenchida do Imposto de Renda. A modalidade inaugurada em 2021 deu um salto na preferência de quem entregou a declaração. Aliás em 2021, só 1% escolheu a declaração pré-preenchida e em 2022, 7% usaram o recurso.
Bom lembrar que no ano passado, quem entregou a declaração pré-preenchida e pediu o pagamento da restituição via PIX entrou na fila de prioridade para receber a restituição. Além do prazo, outra coisa que não deve mudar neste ano é o calendário de restituição. Portanto, a devolução do dinheiro deverá fazer em cinco lotes, de maio a setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
Como fazer a declaração do Imposto de Renda
Há três maneiras de fazer a declaração do Imposto de Renda. A tradicional feita via programa gerador da declaração, que vai estar disponível para download em 15 de março. As outras duas formas são on-line: pelo site Meu Imposto de Renda ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.
Assim como o programa do IRPF 2024, o site e o aplicativo vão atualizar com a versão 2024 da declaração. Em todas as plataformas, o contribuinte pode, com acesso pela conta Gov.br de níveis prata ou ouro, fazer a declaração pré-preenchida.
Novo portal de serviços digitais da Receita Federal
Na segunda-feira (4), a receita inaugurou o seu novo Portal de Serviços Digitais (clique aqui para acessar), onde reúne todas as informações, certidões e processos digitais de pessoas físicas e jurídicas, sejam elas do Simples Nacional ou MEI (Microempreendedor Individual).
A plataforma terá implementação em fases e, na sua última etapa, substituirá o atual Centro de Atendimento Virtual, o Portal e-CAC. O e-CAC seguirá funcionando normalmente até que todos os serviços tenham adaptação à tecnologia do novo Portal de Serviços.
Assim nesta primeira etapa, o novo portal funcionará como um agregador de sistemas, exibindo o mapa de todos os serviços digitais, organizados por segmentos de interesse como “Cidadão”, “Responsáveis por Negócios”, “Empresas no Simples Nacional”, “MEIs” e outros.
Fonte: valorinveste