Recanto das Ervas oferece evento gratuito que reúne comidas com PANCs, mudas para horta, aromaterapia e troca de livros
Que conhecer mais uma feira? Sábado (19) tem Feira Sabores do Recanto, das 8h às 16h, no Recanto das Ervas. Será um dia especial para quem busca novas experiências de sabores, contato com a natureza, assim como momentos de bem-estar.
O evento vai reunir uma variedade de atrações, incluindo comidas feitas com PANCs, as Plantas Alimentícias Não Convencionais, que oferecem novos aromas e nutrientes direto da natureza.
Nesse sentido, os visitantes também poderão encontrar mudas para montar a própria horta. Além disso, também poderão criar temperos frescos para dar um toque especial às receitas do dia a dia.
A feira contará ainda com peças de cerâmica, que combinam arte juntamente com tradição e com produtos de aromaterapia, como por exemplo, óleos essenciais e itens naturais que ajudam a cuidar do corpo e da mente.
Para quem gosta de leitura, haverá um espaço de troca de livros, incentivando assim o compartilhamento de histórias e ideias.
A entrada é gratuita, e o endereço é Rua 13 de Junho, 1592, campo Grande.
Você sabe o que são PANCs? Descubra as plantinhas que também são alimentos e você não sabia
Plantas Alimentícias Não Convencionais. Esse é o significado da sigla PANCs. Como o próprio nome sugere, são plantas que aparentemente não são comestíveis, mas que na verdade escondem um universo de possibilidades na cozinha. Então é possível incluir nesse conceito que as PANCs são plantas ou parte delas que você pode consumir, apesar de não fazerem parte dos seus hábitos. Ou seja, elas não possuem cadeia produtiva estabelecida e, por isso, não vão aparecer nos supermercados facilmente no dia a dia.
Conhecendo algumas PANCs
Separamos 5 exemplos de plantas alimentícias não convencionais para quem deseja conhecer um pouco mais do universo das PANCs. Assim, quem sabe você não se surpreende ao reconhecer alguma delas?
Ora-pro-nóbis
Conhecida como “carne verde” por seu elevado teor de proteína.
Peixinho
A hortaliça leva este nome graças ao formato da folha quando preparada e ao sabor peculiar, que lembra um lambari frito.
Fisális
Essa fruta tem ganhado o espaço entre os confeiteiros. Devido ao seu formato característico, a Fisális virou artigo de decoração de doces e tortas.
Vinagreira
Da flor da vinagreira é feito o famoso chá de hibisco, que possui um importante efeito diurético e assim, é amplamente consumido entre as pessoas.
Azedinha
O termo azedinha vem de seu sabor ácido, bem característico dessa espécie. Pode substituir o limão nos temperos para salada, por isso também recebe o nome popular de “salada pronta”.
Fontes: CG News e Ministério da Saúde