Você está visualizando atualmente Real digital, BC prepara versão virtual da nossa moeda para 2022
Real digital será idêntico ao físico, inclusive no valor, e poderá ser armazenado em carteiras digitais de instituições financeiras

Real digital, BC prepara versão virtual da nossa moeda para 2022

BC já lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira, real digital

O real digital está aí. Pagar contas, fazer compras e concluir transações financeiras em tempo real já é uma realidade com o Pix. No entanto, o Banco Central não quer parar por aí. E prepara o lançamento do real digital para ampliar ainda mais os meios financeiros digitais no país.

Para isso, o BC já lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira. Segundo informações do Estadão, o início da fase de testes com grupos específicos está previsto para ocorrer até o fim de 2022.

Real digital idêntico ao físico

Mas, diferente da criptomoeda mais famosa do mundo, o ativo será uma CBDC, Moeda Digital do Banco Central, da sigla em inglês. Ou seja, controlada pela instituição.

Além disso, o real digital será idêntico ao físico, inclusive no valor, e poderá ser armazenado em carteiras digitais de instituições financeiras. Ao contrário do que acontece com o Pix e outras transferências eletrônicas, ele permitirá a movimentação de reais que existem apenas no meio virtual.

  • Delivery: permitir o pagamento de uma encomenda ao mesmo tempo em que ocorre a entrega;
  • Pagamento: viabilizar formas de pagamento conectadas à internet das coisas, conceito que engloba a conexão de itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores;
  • Tokenização de investimentos: representar aplicações tradicionais em ambiente digital e via blockchain, permitindo a negociação por valores mais acessíveis para a maioria dos brasileiros.

Fonte: Guro, Seu Dinheiro, Youtube – foto: central vale noticias