A cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris-2024 está prevista para acontecer no dia 11 de agosto
Onde vai ser o encerramento das Olimpíadas?
O evento vai acontecer no Stade de France, e contará com apresentações artísticas, homenagem aos atletas, passagem da chama olímpica e muito mais.
Afinal, qual o horário da cerimônia de encerramento das Olimpíadas Paris-2024?
A cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Paris 2024 acontece a partir das 14h (horário de Brasília), no dia 11 de agosto, após a conclusão da maratona feminina.
Datas dos Jogos Olímpicos Paris 2024
A programação de cada dia pode ser conferida no site oficial de Paris 2024 (clique neste link). Nele, é possível fazer a filtragem de todas as competições pelas datas nas quais elas acontecerão, favoritar esportes e identificar os eventos que envolverão medalhas.
Todas estas opções estão canto superior esquerdo da tela. Já no lado direito, por exemplo, ainda é possível separar por modalidades específicas, países dos atletas e até os locais de competição.
Quem é Nadia Comaneci e por que ela revolucionou a ginástica e abriu as Olimpíadas de 2024?
Um dos maiores nomes da ginástica, a romena Nadia Comaneci, fez história na modalidade quando ainda era adolescente e logo revolucionou o esporte. Em 18 de julho de 1976, com 14 anos, Nadia participou de sua primeira Olimpíada em Montreal, no Canadá.
A jovem prodígio encantou o mundo ao executar uma sequência perfeita nas barras assimétricas, obtendo a primeira nota 10 da história dos Jogos.
Seu feito tão extraordinário e inesperado que a nota perfeita não pôde exibida de imediato. Contudo, os computadores responsáveis pela exibição das pontuações não estavam preparados para mostrar o resultado inédito, já que sequer estava preparado para exibir quatro dígitos (10,00) e acabou exibindo, primeiramente, a nota 1,00.
Ainda naquela edição, tirou mais seis notas 10, que avaliadas no sistema antigo de classificação dos Jogos.
Segundo a enciclopédia online Britannica, a jovem romena era aluna da escola fundada pelo treinador Béla Károlyi, que, com sua esposa Marta, ajudou a construir o sucesso das ginastas americanas.
O primeiro contato de Nadia com a ginástica veio aos seis anos. Assim, sua evolução foi tão rápida que, antes mesmo de completar dez anos, já havia conquistado seu primeiro título de campeã nacional.