No momento, você está visualizando UFMS: Campo Grande se fortalece como a capital da Rota Bioceânica com curso de qualificação para o trade turístico
Curso de qualificação em turismo vai capacitar profissionais para oportunidades da Rota Bioceânica Foto: PM CG

UFMS: Campo Grande se fortalece como a capital da Rota Bioceânica com curso de qualificação para o trade turístico

Curso de qualificação em turismo vai capacitar profissionais para as oportunidades da Rota Bioceânica

No dia 8 de abril de 2025, Campo Grande confirma sua posição estratégica como a capital da Rota Bioceânica ao sediar o Curso de Qualificação em Turismo de Base Territorial. A iniciativa, promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável, tem como foco capacitar os profissionais do trade turístico para aproveitar ao máximo as oportunidades que esse novo corredor internacional trará para a região.

A qualificação é essencial para preparar os profissionais. Logo, eles atuarão na linha de frente das atividades turísticas e culturais da cidade. E assim, garantirão que Campo Grande pode se consolidar como um polo de turismo qualificado dentro da Rota Bioceânica. O curso abordará a riqueza cultural de povos, bem como de comunidades tradicionais. Além disso, vai integrar esses saberes ao planejamento das atrações turísticas, de forma a valorizar as diversas identidades, representatividades e patrimônios existentes.

A programação inclui módulos sobre Governança e Empreendedorismo Aplicado ao Turismo, assim como Cultura Aplicada ao Turismo e Planejamento Estratégico Aplicado ao Turismo. O evento acontecerá no dia 8 de abril, das 13h às 17h no SEBRAE-MS, localizado na Avenida Mato Grosso, 1661.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada através do endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd0nuL9qonx9Zzypl5k-i79vKtApXf8McH6td7oAI457Kkw8Q/viewform.

Essa qualificação representa um passo fundamental para consolidar Campo Grande como um destino de referência no contexto da Rota Bioceânica. Nesse sentido, o setor de turismo terá uma preparação estratégica para atender às demandas de um fluxo crescente de visitantes e oportunidades de negócios internacionais.

Mais informações sobre a Rota Bioceânica

A Rota Bioceânica será uma impulsionadora do desenvolvimento dos países latino-americanos e um motor de crescimento econômico. Esta mensagem teve reforço durante o Seminário Internacional da Rota Bioceânica e no 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico. Os eventos ocorreram entre 18 e 20 de fevereiro de 2025.

Sediados em Campo Grande, os dois eventos ocorreram simultaneamente no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e debateram inúmeros temas ligados à Rota, como setor privado, assim como infraestrutura, tecnologia e inovação, alfândega e por fim, impacto social.

O painel que abordou a visão do setor privado para o corredor bioceânico foi composto pelo diretor da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), João Paulo Piotto, que esteve ao lado de empresários e representantes de entidades comerciais dos quatro países.

Fontes: PM CG e MS.Gov