Você está visualizando atualmente Quais são as frutas e vegetais que contêm mais fibra?

Quais são as frutas e vegetais que contêm mais fibra?

Dizemos quais alimentos você deve incluir nas refeições se quiser aumentar a presença de fibras em sua dieta, o que, além de melhorar sua digestão, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

De acordo com a Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos dedicada à prática clínica, educação e pesquisa neste campo, mulheres e homens devem tentar aumentar sua ingestão diária de fibras.

Para as mulheres, a faixa recomendada é de 21 a 25 gramas de fibra por dia, enquanto para os homens é de 30 a 38 gramas.

Abaixo você pode conhecer alguns dos alimentos com maior teor desse filamento natural, de acordo com o banco de dados nacional de nutrientes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA por sua sigla em inglês).

Fruta
Framboesa: um copo contém 8,0 gramas.
Pêra: um meio contém 5,5 gramas.
Maçã (com casca): um meio contém 4,5 gramas.
Vegetais
Ervilhas cozidas: uma xícara contém 9,0 gramas.
Brócolis cozido: um copo contém 5,0 gramas.
Nabo cozido: um copo contém 5,0 gramas.
Grão
Espaguete de trigo integral cozido: uma xícara contém 6,0 gramas.
Cevada pérola cozida: uma xícara contém 6,0 gramas.
Flocos de farelo: 3/4 xícara contém 5,5 gramas.
Vegetais
Ervilhas partidas e cozidas: uma xícara contém 16,0 gramas.
Lentilhas fervidas: um copo contém 15,5 gramas.
Feijão preto cozido: um copo contém 15,0 gramas.
Fonte:El Tiempo

Dois finlandeses olham para o acordo de paz: da poesia ao caos
Parecia um sonho prestes a se tornar realidade: voltar a andar pelas ruas, tranquilo, sem se sentir atormentado pelo passado. Mas isso deve ser adiado para Ernesto. Para ele, como muitos outros ex-guerrilheiros das FARC, essa possibilidade desapareceu de suas mãos. A fragilidade de um celebrado acordo de paz na Colômbia os deixou expostos e à deriva: um país polarizado e desigual não é o melhor cenário.

Começa 2017. Os documentaristas finlandeses Jenni Kivistö e Jussi Rastas tentam transformar o turbilhão de emoções em imagens. O resultado é a Colômbia em meus braços. O trabalho não para com um único olhar: além dos reinseridos, inclui as vozes da deputada da Mudança Radical María Fernanda Cabal, de camponeses que vivem de safras ilegais e de um milionário de raízes espanholas que só se identifica como ‘ Pacho ‘.

A Colômbia foi nossa –como este documentário foi intitulado em espanhol– é um retrato íntimo e sincero que reflete polêmicos interesses e sonhos que tentam coexistir na sociedade atual, através do olhar desta dupla de finlandeses. “Nosso desejo é abrir janelas para diferentes realidades e, assim, esperamos reduzir a polarização. Esperamos que este documentário se transforme em um diálogo favorável para a Colômbia ”, explicam.

Fonte: El Tiempo (foto, Jussi Rastas)