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O relatório aponta que o crescimento será guiado por duas vertentes principais: a televisão e os investimentos em digital.

Publicidade brasileira deve crescer 5,2% em 2025, aponta Dentsu

A Dentsu chama a atenção para o fato de que a ausência de grandes eventos em 2025 deverá, em contrapartida, impactar negativamente o crescimento do mercado

Entre as tendências para a publicidade brasileira para o próximo ano, está um crescimento de 5,2%, conforme indica a Dentsu por meio do “Global Ad Spend Forecasts 2025”. O relatório aponta que o crescimento será guiado por duas vertentes principais: a televisão e os investimentos em digital.

A TV vem registrando um crescimento de 5,8% ano a ano, com 44% de share. Já em investimentos no digital, há um aumento de 5,4% e 39% de share. Há um destaque para o aumento de transmissões em canais de streaming, desde eventos esportivos a eventos musicais.

No que diz respeito ao rádio, a pesquisa revela uma previsão de crescimento de 7,8% e, para a mídia out-of-home, de 2,1%.

A Dentsu chama a atenção para o fato de que a ausência de grandes eventos deverá impactar negativamente o crescimento da publicidade brasileira em 2025, uma vez que os anunciantes podem adiar investimentos para o segundo semestre do ano.

Ao lado dos Estados Unidos, o Brasil poderá protagonizar uma expansão de 6,3% do mercado publicitário nas Américas — muito puxado pela alta de investimentos em digital e anúncios em streaming.

A era algorítmica

A Dentsu baseia as expectativas para o próximo ano no que chama de era algorítmica, em que o cenário de mídia está evoluindo com base na sofisticação dos algoritmos tecnológicos e tornando-se mais personalizável e comprável.

Neste cenário, a inteligência artificial desempenha um papel cada vez mais importante ao abrir portas para a informação e o entretenimento. Os dados, por sua vez, deverão moldar as estratégias de mídia dos anunciantes de forma crescente.

Há a expectativa de que investimentos publicitários guiados por algoritmos cheguem a 59,9% ainda este ano, e representem 79% do total investido até 2027.

Previsão para demais canais

Além disso, o canal digital seguirá como o de crescimento mais rápido. A projeção é de 9,2% no ano que vem, alcançando US$ 513,0 bilhões e representando 62,7% dos investimentos globais. O retail media se destaca, com um crescimento de 21,9% no ano a ano e 19,7% até 2027. Os anunciante tem apostando em anúncios fora de seus sites, em canais como a TV conectada, por exemplo.

O relatório prevê, ainda, 8,7% a mais em investimentos em redes sociais no ano que vem. Isso se deve à constituição do ecossistema que combina compras, vídeos, busca e jogos. O canal desempenha papel importante no engajamento com os jovens, sobretudo aqueles da geração Z.

Assim, para vídeo online, o relatório revela expectativa de crescimento de 8%, e 11,1% para mídia programática — cujos investimentos representarão mais de 70% do total em 2025.

Há previsões globais também para a TV (+0,6%); TV conectada (+18,4%); TV aberta (-2,5%); anúncios em cinema (+3,2%) e OOH (3,9%). Desse modo, a mídia impressa segue em contração.

Fonte: meio&mensagem