O Prouni selecionou cerca de 2.020 de estudantes que moram em MS para concorrer a bolsas de estudo, confira
Em Mato Grosso do Sul (MS), 2.020 estudantes conseguiram ser pré-selecionados para o Prouni (Programa Universidade para Todos), do Governo Federal. A informação foi divulgada (4) pelo Ministério da Educação.
O resultado é referente ao processo seletivo do primeiro semestre de 2025. No total, o Prouni disponibilizou 338.444 bolsas, sendo 203. 539 integrais e 134.905 parciais, em 403 cursos de 1.031 instituições privadas em todo o País.
No estado, foram efetuadas 6.833 inscrições. Todos agora deverão conferir o resultado pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Contudo, somente na primeira chamada, o programa teve 197.080 pré-selecionados.
Ao todo, conforme levantamento do MEC, 768.296 pessoas se inscreveram para a edição, registrando cerca de 1,5 milhão de inscrições, já que cada participante pode escolher até dois cursos para concorrer à bolsa.
O prazo para entrega da documentação aos aprovados na primeira chamada ocorre entre os dias 4 e 17 de fevereiro. Conforme o Edital nº 2/2025, o candidato pode comparecer à instituição ou encaminhar a documentação por meio virtual/eletrônico.
O curso mais procurado foi Direito, com mais de 100 mil inscritos, seguida por Administração, com 63,2 mil, e Pedagogia, com 45,2 mil. Entre os presenciais de licenciatura, estão: Pedagogia (14.812 inscritos), Educação Física (4.328) e História (1.644).
O Prouni divulgará o resultado da segunda chamada no dia 28 de fevereiro. Desse modo, o candidato não contemplado nas duas chamadas poderá participar da lista de espera. Contudo, os candidatos deverão se inscrever nos dias 26 e 27 de março no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Sobre o Prouni
Em conclusão, veja qual o intuito do Prouni.
Por fim, em 2004, o Governo Federal criou o Programa Universidade para Todos (Prouni) com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. Ele oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de ensino superior privadas.
- Democratizar o acesso ao ensino superior: possibilitar que estudantes de baixa renda, que não teriam condições de arcar com as mensalidades de uma faculdade particular, possam cursar o ensino superior.
- Reduzir as desigualdades sociais: ao oferecer oportunidades para que estudantes de baixa renda tenham acesso à educação de nível superior, o Prouni contribui para a diminuição das desigualdades sociais no Brasil.
- Fomentar a formação de profissionais qualificados: o programa também tem como objetivo formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do país.
Fonte: Ministério da Educação