O Prouni divulgou a lista de aprovados na primeira chamada para brasileiros que ainda não têm diploma de nível superior
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) divulgou, na madrugada desta terça-feira (3), o resultado da primeira chamada com os aprovados.
Confira a lista com os aprovados no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de nível superior em instituições de ensino privadas. Brasileiros sem diploma de nível superior compõem o público-alvo.
O órgão divulgará a segunda chamada no dia 2 de março para aqueles que não foram aprovados agora. Além disso, o órgão divulgará outra lista de chamada no dia 31 de março para quem não foi convocado nas duas iniciais. Contudo, O candidato deve manifestar interesse nestas vagas entre os dias 25 e 26 de março.
O Prouni oferece para 2026 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais, de 50%. Esta é, contudo, a maior oferta da história do programa, segundo o Ministério da Educação.
Número de bolsas do Prouni por curso:
- Administração: 63.978;
- Ciências Contábeis: 41.864;
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 29.367;
- Gestão de Recursos Humanos: 22.969;
- Direito: 21.558;
- Engenharia de Software: 17.484;
- Logística: 14.714;
- Criminologia: 13.978;
- Investigação e Perícia Criminal: 13.900;
- Psicologia: 13.505.
Sobre o Prouni
Por fim, veja quando o programa começou.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) começou em 2004, criado pelo governo federal com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. Desse modo, o programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, priorizando candidatos que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas em escolas privadas, além de atender a critérios de renda familiar.
O Prouni funciona por meio de edital semestral, permitindo que os estudantes se inscrevam com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As instituições participantes distribuem as bolsas de acordo com a classificação dos candidatos e a disponibilidade de vagas.
Fonte: agência brasil





