Você está visualizando atualmente Proteína indica presença de câncer gástrico com 89% de precisão
Os níveis dessa proteína foram encontrados em concentração mais elevada nas amostras de sangue de pacientes com algum tipo de câncer gastrointestinal

Proteína indica presença de câncer gástrico com 89% de precisão

A descoberta ajudará a diagnosticar a doença ainda em estágio iniciais

A equipe de pesquisa da Escola de Medicina da Universidade de Nagoya divulgou recentemente que encontrou uma proteína extremamente preciso para câncer gástrico. A descoberta ajudará a diagnosticar a doença ainda em estágio iniciais.

Um marcador é uma substância que está relacionada a uma determinada doença e pode denunciar sua presença no corpo humano. Ele é utilizado por médicos para identificar, diagnosticar e monitorar condições como o câncer.

SDF-4: o que é e como foi identificada?

A proteína SDF-4 é umas das secretadas por células cancerígenas investigadas pelos cientistas. Além disso, ela foi a que apresentou potencial de marcador, ou seja, de indicar a presença do câncer.

Assim, os níveis dessa proteína encontrados em concentração mais elevada nas amostras de sangue de pacientes com algum tipo de câncer gastrointestinal, na comparação com pessoas sem a doença. Aliás, sua identificação via exame de sangue é algo animador, já que poderá apontar a condição mais rapidamente do que outros métodos.

Portanto, as amostras eram de pacientes com câncer gástrico, esofágico, colorretal, pancreático, de mama e de fígado. Detalhes da pesquisa tiveram divulgação no Scientific Reports.

Precisão do novo marcador

  • Atualmente para identificar câncer gástrico os médicos usam o CEA e CA19-9, que têm 13% e 17% de precisão em pacientes doentes respectivamente.
  • O SDF-4 é capaz de indicar a presença do câncer em pessoas doentes com precisão de 89% a 99%.
  • Mesmo em pacientes no estágio 1 da doença, a proteína encontrada em alta concertação. Isso mostra que o câncer pode ter identificação antes de os sintomas aparecerem.

Assim, em entrevista para o Medical Express, um dos autores do artigo cientifico, o Dr. Takahiro Shinozuka explicou as vantagens do marcador SDF-4:

“Existem duas maneiras pelas quais o SDF4 supera os marcadores tumorais convencionais como marcador de diagnóstico. Sendo assim, a primeira é que ele pode diagnosticar pacientes com câncer em estágio inicial e a segunda é que é útil como marcador de diagnóstico para vários tipos de câncer.” Disse, Dr. Takahiro Shinozuka.

Próximos passos da pesquisa

Segundo o cientista Shinozuka, a equipe de pesquisa está colaborando com uma empresa no desenvolvimento de dispositivos de medição destinados ao rastreamento do câncer. Desse modo, caso essas iniciativas obtenham sucesso, há a expectativa de que o SDF4 tenha implementação no efetivo rastreamento do câncer, contribuindo para a detecção precoce da doença.

Fonte: olhardigital