Você está visualizando atualmente Prorrogado prazo para cadastro de áreas de plantio de soja em MS
As condições climáticas adversas foram fatores considerados para alterar a data final do cadastro das áreas de plantio soja

Prorrogado prazo para cadastro de áreas de plantio de soja em MS

O cadastro do plantio de soja foi alterado em função das condições climáticas adversas

A Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) comunicou que, excepcionalmente, o prazo para o cadastro ou registro de todas as áreas de plantio de soja, referente à safra 2023/2024, no Estado de Mato Grosso do Sul, teve prorrogração para 31 de janeiro de 2024. O cadastro é obrigatório e sua realização deve ser exclusivamente pela internet no site da agência (http://www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio).

Essa prorrogação visa atender às necessidades dos produtores. E desse modo, garantir o cumprimento efetivo das medidas de defesa fitossanitária em especial, para o controle da ferrugem asiática. Dessa maneira, a obrigatoriedade do cadastro das áreas de cultivo de soja é uma estratégia essencial para fortalecer a segurança fitossanitária e preservar a saúde das plantações.

A Agência reforçou ainda a importância da colaboração de todos os produtores no cumprimento deste prazo estendido. Ao estender a data limite, a Iagro proporciona a flexibilidade necessária para que todos os agricultores possam realizar o cadastro de forma adequada e eficaz, garantindo a sanidade das plantações de soja em Mato Grosso do Sul.

Ministério prorroga prazo – cadastro plantio de soja

O Ministério da Agricultura prorrogou o prazo para semeadura da soja em Mato Grosso do Sul. A publicação ocorreu através da Portaria SDA/Mapa nº 980/2023 pelo Ministério (27) e altera o calendário da semeadura.

Assim, os produtores terão até 13 de janeiro para finalizar o plantio. Anteriormente, o prazo era 24 de dezembro.

Boletim da  (Associação Brasileira dos Produtores de Soja) de MS aponta crescimento de 6,5% da área cultivada de soja em MS. Segundo o boletim Siga-MS, as plantações podem chegar a 4,2 milhões de hectares, com produção de até 13 milhões de toneladas.

A decisão do Ministério atende às condições climáticas adversas, que tornaram o ano atípico para o plantio de soja.

Sobre a Aprosoja de MS

A entidade busca fomentar a integração dos produtores de soja e milho do Mato Grosso do Sul (MS).  A APROSOJA-MS desenvolve diversos projetos, almejando a superação dos novos desafios da cadeia produtiva, com palestras técnicas, a fim de que haja maior representatividade e engajamento dos produtores quanto aos problemas vivenciados na cadeia produtiva.

A entidade tem canais que acompanham as principais atividades desenvolvidas durante o ciclo da cultura da soja e milho. Assim, coleta-se essas informações e divulga-se através de estudos, circulares e informativos técnicos. Além de mapear as culturas no estado, demonstrando a cadeia produtiva da soja.