Proposta prevê inclusão de robótica como conteúdo transversal nas escolas de MS
O ensino de noções de robótica incluído como conteúdo transversal no currículo das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Mas, essa previsão está no Projeto de Lei 125/2023, apresentado (4) na Assembleia Legislativa pelo deputado Jamilson Name (PSDB). As aulas e projetos realizados em parcerias e convênios com organizações não governamentais.
“A robótica é uma ferramenta para produzir e aprimorar conhecimentos de física e matemática, possibilitando aos alunos aplicarem em seu cotidiano, de forma concreta, o que aprenderam em sala de aula”, considera o deputado na justificativa do projeto. Então, ele destaca, ainda, o caráter multidisciplinar da robótica, pois “envolve a combinação de conhecimentos na área da mecânica, artes, matemática, física, design e informática”.
Dessa forma, a promoção da interdisciplinariedade e a integração dos conceitos estão entre os objetivos da proposta. O projeto também visa, conforme consta em seu texto, “incentivar a utilização de sucata e aproveitamento de material reciclado, para a aplicação da robótica, no cotidiano dos alunos”.
A implantação e execução da lei da inclusão robótica como conteúdo nas escolas de MS caso aprovada, poderão resultar de parcerias e convênios entre as escolas e organizações não governamentais, de acordo com o disposto no projeto. Também é previsto que o “conteúdo formulado metodologicamente, considerando as especificidades dos educandos e de sua faixa etária”.
O Festival Sesi de Robótica
Mato Grosso do Sul representado por oito equipes, oriundas de todas as sete escolas da Rede Sesi de Educação no Estado: Tera Robotics (Três Lagoas), Mac Robots (Maracaju), Tupitech (Corumbá), Alphadroids (Aparecida do Taboado), Tech Vikings – FRC (Naviraí), Tech Vikings – FLL (Naviraí), BR Racing (Dourados) e Peregrine Race (Campo Grande).
Fonte: alems/gov.ms