O objetivo principal não é o de todos se tornarem atores ou diretores
Estão sendo oferecidas três vagas para artistas Projeto teatral Amadores para partciparem de uma experiência teatral, da criação de personagens até o processo de montagem de um espetáculo inédito.
Imagine um projeto que, mais do que viabilizar o intercâmbio em teatro entre atores e atrizes, amadores e profissionais, ainda, permite que os artistas com pouca experiência protagonizem a montagem de um espetáculo, inédito, ao lado daqueles de maior bagagem cênica.
Dessa forma, esse projeto existe e ele tem nome: é o “Amadores II Edição” e que está com inscrições abertas até o dia 20 de janeiro em busca de artistas iniciantes no fazer teatral.
Criado por Nill Amaral, diretor de teatro da Cia OFIT – Associação Cultural Oficina de Interpretação Teatral, “Amadores II Edição” surgiu do desejo de revisitar um dos principais projetos da Companhia:
“Amadores: o que você gostaria de dizer através do teatro e não teve a oportunidade”, concebido no ano de 2017. Mas, aqui, o objetivo principal não é o de todos se tornarem atores ou diretores”. comenta o Nill .
Por isso, a meta é utilizar diferentes linguagens que possam apontar diversos caminhos para que as pessoas sejam o que e quem quiserem ser.
Certo é que a arte irá encorajá-los, trará outras e novas perspectivas e olhares para as suas próprias trajetórias, independente de quais sejam, pontua o idealizador do projeto, Nill Amaral.
Chamamento Público no Projeto teatral Amadores
Contudo, para poder se expressar no palco é preciso se candidatar a uma das três vagas oferecidas no projeto. Um chamamento público foi aberto para convocar os artistas “amadores” a participarem de todo o processo criativo que vem por aí.
“As vagas são para artistas amadores, com pouca experiência, com características distintas, não fazendo distinção de cor, raça, religião, gênero etc. O projeto visa dar oportunidade a novos artistas amadores e realizar uma produção inédita, a partir da integração desses dois universos distintos: profissionais e amadores”, pontua o diretor Nill.
A seleção dos artistas será feita em duas etapas. A primeira, online, é o ato de inscrição e a segunda é a entrevista presencial dos candidatos. Essa última fase realizada no SESC Cultura, na sala de Artes Cênicas.
Sendo assim, o resultado do processo seletivo, com data e horário, serão informados aos artistas por e-mail. Então, a previsão é de que o resultado saia no dia 25 de janeiro.
II Edição
Os selecionados receberão um auxílio financeiro como forma de subsidiar a sua participação no projeto.
Os artistas passarão por processos criativos que objetivam a compreensão das diferentes técnicas. Essas proporcionarão, desse modo, uma imersão na linguagem teatral. Assim também, no decorrer do projeto, irão experienciar todas as fases de encenação de uma peça teatral: pré-produção, ensaios e apresentações.
Inédito, o espetáculo produzido cumprirá três apresentações gratuitas em temporada continuada, de quinta a sábado, para o público a partir dos 12 anos de idade.
Por isso, as encenações serão priorizadas em espaços públicos e/ou sedes de grupos independentes.
“Amadores II Edição” é um projeto que conta com investimentos do Fomteatro – Programa de Fomento ao Teatro – ligado ao FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), da Sectur – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, órgão vinculado à Prefeitura da Capital.
Os candidatos selecionados que não comparecerem à entrevista nos dias mencionados, serão inabilitados no processo. Mas, os interessados no projeto podem acompanhar outras informações pelas redes sociais da Cia OFIT, @ofitcia – Instagram e Facebook.
Amadores
Em 2017, o diretor Teatral, Nill Amaral, da Cia. OFIT, percebendo a necessidade de integrar novos profissionais às suas produções, idealizou o projeto – “Amadores: O que você gostaria de dizer através do teatro e não teve a oportunidade?”. Nesse sentido, o intuito do projeto é reunir profissionais e artistas amadores para a criação de um espetáculo teatral.
“Nesse projeto, o número de interessados extrapolou as expectativas previstas, ao todo foram (cento e três) inscritos para compor as seis vagas disponibilizadas pelo projeto. Assim, o resultado desse processo foi a realização de “Pedra Bruta: Ensaio Para Colher o Provisório das Coisas”. Dessa forma, uma peça teatral que foi apresentada 20 vezes, em teatros e espaços alternativos, com lotação total de público em todas as sessões”, recorda Nill Amaral.
Fonte: fd. cultura