No momento, você está visualizando ALEMS: Projeto veda reconstituição de produtos lácteos em pó de origem importada
Projeto da ALEMS fortalece cadeia produtiva do leite em MS. Proposta veda reconstituição de produtos lácteos em pó de origem importada Foto: ALEMS

ALEMS: Projeto veda reconstituição de produtos lácteos em pó de origem importada

Projeto da ALEMS fortalece cadeia produtiva do leite em MS

Começou a tramitar (6) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 283/2025, que fortalece a cadeia produtiva do leite em MS. A proposta dispõe sobre a vedação à reconstituição de produtos lácteos em pó de origem importada, quando destinados ao consumo alimentar. O autor é o deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar do Leite.

O projeto veda às indústrias, laticínios ou quaisquer pessoas jurídicas a reconstituição dos seguintes produtos de origem importada: leite em pó, composto lácteo em pó, soro de leite em pó e outros produtos lácteos, quando o resultante for destinado à alimentação humana.

A proposta especifica que a vedação não se aplica aos produtos destinados diretamente ao consumidor final para uso doméstico, desde que estejam em embalagens próprias para o varejo e em conformidade com as normas da Anvisa.

De acordo com o parlamentar, o projeto de lei objetiva proteger e fortalecer a cadeia produtiva do leite de Mato Grosso do Sul. Além disso, busca garantir condições equitativas de concorrência, transparência ao consumidor e sustentabilidade econômica.

O deputado informa que Mato Grosso do Sul tem mais de 20 mil produtores de leite. A maioria são agricultores familiares e cooperativas rurais. Eles desempenham papel fundamental na economia estadual e segurança alimentar.

Por fim, passado o período de pauta para eventual recebimento de emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Se for considerado constitucional, o projeto continua tramitando com análises das comissões de mérito e em sessões plenárias.

Serviço

Público e imprensa acompanham as sessões plenárias, reuniões da CCJR e sessões solenes da ALEMS. A Casa de Leis possui canais oficiais de comunicação, principalmente a TV ALEMS e a Rádio ALEMS. A TV ALEMS transmite no canal 7.2 no sinal aberto. Ademais, a transmissão também ocorre no canal 9 da Claro NET TV. Do mesmo modo, a Rádio ALEMS transmite na FM 105.5 ou em seu link. Por último, a Casa de Leis transmite as sessões pelo Facebook e YouTube.

Fonte: ALEMS