Programa Universidade Transformadora impulsiona inovação acadêmica em MS
Idealizado na Startup Sesi, o Programa Universidade Transformadora promete impulsionar a inovação acadêmica em MS, transformando projetos de pesquisa em soluções aplicáveis na prática.
O lançamento oficial ocorreu (12) e envolve parceria entre Sesi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect).
O programa une ensino, pesquisa, extensão e empreendedorismo para transformar a experiência universitária e ampliar o impacto social da instituição.
Comprometimento com a inovação e com o desenvolvimento sustentável
O projeto, a princípio, foi desenvolvido na Startup Sesi. Ele une professores e acadêmicos do curso de Administração Pública. Juntamente com eles, órgãos e instituições participam. Todos se comprometem com a inovação aberta e o desenvolvimento sustentável. Além disso, o projeto conta com apoio financeiro da Fundect. O apoio é por meio do edital Ambientes de Inovação. Por fim, o projeto terá duração de 24 meses.
Segundo o gerente da Startup Sesi, Odilon Moura, inicialmente o programa deverá atender os cursos de Administração, Direito e Turismo da UEMS.
“A ideia é promover oficinas e construir ferramentas para que os acadêmicos possam pesquisar e criar soluções para problemas reais do mercado. Com isso, espera-se fomentar o ecossistema de inovação sul-mato-grossense, apoiando pesquisadores inovadores a atuar em prol do desenvolvimento econômico e social do Estado”, disse.
O evento de lançamento ocorreu na sede do Living Lab do Sebrae-MS, em Campo Grande, e contou com a presença da Pró-Reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS, Erika Kaneta Ferri, além de alunos do curso de Administração Pública da UEMS.
Sobre a Startup Sesi
A parceria entre o Sebrae-MS juntamente com o Sistema Fiems resultou na Startup Sesi, que tem sede no Living Lab – Laboratório de Inovação Aberta e Prototipagem do Sebrae-MS, em Campo Grande. Desde sua criação, em 2021, atua na conexão entre startups e indústrias, acelerando negócios e desenvolvendo soluções inovadoras para o setor produtivo.
Fonte: UEMS