Programa MS Saúde acelera realização de cirurgias
O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) com o programa ‘MS Saúde; Mais Saúde, Menos Filas‘, já ultrapassou a marca de 2.682 mil cirurgias ortopédicas realizadas desde o início do Programa.
Com foco na redução das filas para cirurgias eletivas, exames e consultas, a iniciativa está garantindo o acesso a procedimentos nesta especialidade médica. A Ortopedia é alvo de alta procura e possui crescente demanda de judicialização.
“A demanda por cirurgias ortopédicas é um desafio que temos enfrentado. Em outras palavras, para acelerar a realização dos procedimentos, o ‘MS Saúde; Mais Saúde, Menos Fila’ tem trabalhado na expansão da oferta de serviços ortopédicos ao longo do último ano. Assim, a SES tem feito a contratualização com hospitais em diversas regiões. Dessa forma, a procura garante que as cirurgias necessárias sejam realizadas mais perto da população.” Assim explica a Superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso.
Número de cirurgias tende a aumentar
O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Correa, destaca que o número de cirurgias ortopédicas realizadas tende a aumentar. “Estamos muito satisfeitos com os resultados até agora.
O número de cirurgias realizadas mostra o impacto positivo dessa iniciativa na vida das pessoas. Temos a expectativa que esse número continue a crescer com a contratualização de hospitais.
Isso nos permitirá agilizar ainda mais os procedimentos e reduzir as filas de espera. O ‘MS Saúde; Mais Saúde, Menos Filas‘ reflete o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul em fornecer saúde de qualidade e acessível a toda a população. Além disso, promove melhorias significativas no sistema estadual de saúde”, afirma o secretário.
Lançado em maio de 2023, o “MS Saúde; Mais Saúde, Menos Filas” foi implantado para atender a demanda reprimida que visa otimizar o acesso a consultas, exames e cirurgias eletivas, reduzindo as filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em suma, o programa atua em diversas especialidades médicas, promovendo a descentralização dos serviços e a ampliação da oferta à população dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Fonte: A. Not. Gov. MS