As professoras foram até Campinas (SP) participar desse evento educacional
As professoras-pesquisadoras moradoras de Naviraí-MS participaram do IX Seminário Nacional de Histórias e Investigações na Unicamp.
Trata-se de Elisângela de Barros Pereira Moraes, Lúcia Moreno, Luciene Basso e Marcielli de Lemos Cremoneze de aulas de Matemática (SHIAM) com a temática “Experiências e investigações de ensinar e aprender Matemática na pós-pandemia: o que mudou?”
O evento é de grande relevância para a área da Educação Matemática, especialmente no que se refere às investigações e práticas docentes.
Durante o recesso escolar, do mês de julho de 2023, as professoras da Rede Pública Municipal de Ensino e da Rede Particular de Naviraí-MS deslocaram-se até a cidade de Campinas-SP. Mas, com financiamento próprio, para apresentar dados de suas pesquisas científicas concluídas e em fase de conclusão. Além disso, compartilharam investigações de experiências em aulas de Matemática.
A Professora Elisângela de B. Pereira Moraes, Mestranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Assim também, atua como professora do Ensino Fundamental das Escolas da rede privada e pública: Colégio Naviraí– Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, Escola Milton Dias Porto e Extensão Luís Carlos Mantoan. Dessa maneira, apresentou-se o trabalho intitulado como: “O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA”– QUESTÕES SOBRE PESQUISA, NARRATIVA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.
A Professora Lúcia Moreno, Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atua nas escolas José Martins Flores e Marechal Rondon, apresentou o trabalho intitulado ESTRATÉGIAS DE LEITURA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS: UMA APROXIMAÇÃO POSSÍVEL, aliando a leitura e escrita e a resolução de problema.
Professoras Naviraí Seminário Unicamp
A Professora Luciene Basso, Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atua no Ciei Maria José apresentou um recorte da sua pesquisa de mestrado. O trabalho tem o título: PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS E SUAS NARRATIVAS ACERCA DA EXPERIÊNCIA CONSTITUÍDAS EM UM GRUPO COLABORATIVO. Ele tem dados de sua recente pesquisa realizada na cidade de Naviraí com Professoras do Ensino Fundamental I.
A Professora Marcielli de Lemos Cremoneze, Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestra em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atua no CIEI Zenaide Nunes dos Santos, apresentou o trabalho intitulado
“PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS NARRATIVAS ACERCA DA POTENCIALIDADE DO TRABALHO COLABORATIVO EM UM GRUPO DE ESTUDOS”. Trabalho de autoria de Marcielli de Lemos Cremoneze, Kauane Lemos Santiago, Klinger Teodoro Ciríaco e Priscila Domingues de Azevedo. Assim também, compartilhou o trabalho intitulado “CAIXA DE BRINCAR: PERCEPÇÃO MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE BERÇÁRIO”. Este último, de autoria de Marcielli de Lemos Cremoneze, Klinger Teodoro Ciríaco e Edna Silva Galiza Bezerra.
Orientação
Neste evento, todas as docentes mencionadas participaram com a orientação do Professor Doutor Klinger Teodoro Ciríaco (UFSCar) que o professor do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Naviraí. Atualmente Ciríaco é Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse sentido, demonstrou-se grande êxito em divulgar suas produções científicas e experiências decorrentes da prática docente.
No evento, também puderam contemplar palestras e minicursos com grandes autores da área da Educação Matemática como Dario Fiorentini, Sergio Lorenzato, Regina Célia Grando, Adair Mendes Nacarato, entre outras personalidades do campo de estudo das professoras-pesquisadoras.
Sendo assim, ao refletir sobre a participação no IX SHIAM, as professoras mencionaram que há diversos obstáculos na busca pelo saber. Assim, a curiosidade e a inquietação lhes movem, assim como destaca Paulo Freire, Patrono da Educação brasileira, “sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino” (FREIRE, 1996).
Recentemente, o grupo de pesquisadoras-professoras também contribuíram com publicações na revista Cadernos da Pedagogia com o Dossiê: “Escola pública & Educação Matemática: experiências profissionais e práticas de pesquisas na Educação Básica”: Os artigos estão disponíveis para leitura do site: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/issue/view/44.
Fonte: Luciene Basso