Produção de amendoim cresce em MS
A cadeia produtiva do amendoim deste ano deve crescer 638% em área plantada e 823% na produção de MS. A projeção é da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e foi apresentada na abertura do 3º Amendoglória, realizado em Glória de Dourados (30).
O secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Rogério Beretta, apresentou os dados sobre a evolução da cultura no Estado.
De acordo com ele, entre as safras 2021/22 e 2024/25, a área plantada de amendoim em Mato Grosso do Sul saiu de 7 mil para 43,5 mil hectares. A produção saiu de 22,3 mil toneladas para 173,7 mil toneladas no mesmo período.
Estado ocupa segunda posição no ranking nacional
Mato Grosso do Sul já responde por 16% da área nacional de amendoim. Do mesmo modo, responde pela produção. Nesse sentido, ocupa a segunda posição no ranking nacional. Ou seja, fica atrás somente de São Paulo.
Para a safra atual, a expectativa é de 46 mil hectares cultivados e produção superior a 183 mil toneladas.
Os principais municípios produtores de amendoim do Estado são: Santa Rita do Pardo (9.520 hectares), Cassilândia (6.500 ha), Nova Andradina (4.080 ha), Nova Alvorada do Sul (3.000 ha), Inocência (2.500 ha), Água Clara (2.170 ha), Chapadão do Sul (2.000 ha) e Glória de Dourados (1.700 ha).
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, também esteve presente no evento. “Este é o momento oportuno para implementar estímulos, e o evento proporciona exatamente isso: tecnologia, oportunidades de crédito e conhecimento. Mato Grosso do Sul já se orgulha de ser o segundo maior produtor do país, mas precisamos acelerar o ritmo para consolidar ainda mais essa posição”, afirmou.
Verruck ressaltou ainda que o setor passa por um processo de reestruturação, com o Estado começando a atrair empresas interessadas.
“É fundamental fortalecer parcerias com a indústria, fabricantes de máquinas, beneficiadores, produtores rurais e o mercado externo. Esse alinhamento é estratégico para o avanço da cadeia produtiva. Queremos promover cada vez mais o encadeamento produtivo de todo o setor”, concluiu.
Também estiveram presentes o prefeito de Glória de Dourados, Júlio Buguelo, bem como o presidente da Agraer, Fernando Nascimento. Do mesmo modo, o deputado estadual Renato Câmara.
A programação apresentou tecnologias para o setor, como implementos, máquinas, equipamentos e variedades da oleaginosa, além de debates sobre produção, consumo e comercialização.
Fonte: Semadesc





