Procon de Campo Grande realiza ação educativa contra golpes
Em uma ação estratégica de reforço na defesa do consumidor, o Procon de Campo Grande vai realizar uma ação educativa nesta quarta-feira (19), na Associação Familiar da Comunidade São João Batista, contra golpes e fraudes financeiras. A palestra gratuita terá início às 19 horas, com foco em orientar a população sobre as armadilhas mais comuns no ambiente digital e fora dele.
A iniciativa visa munir de conhecimento prático, principalmente, os públicos considerados mais vulneráveis pelos criminosos, como idosos, aposentados e beneficiários, que muitas vezes possuem menor familiaridade com a rápida transformação das técnicas de fraude.
Crescimento de golpes via Pix exige resposta educativa imediata
O crescimento das tentativas de golpes financeiros, acentuado pelo aumento do uso de transações digitais como o Pix, exige uma resposta educativa imediata. A palestra do Procon abordará de forma didática os esquemas mais utilizados pelos golpistas.
Entre os temas centrais, estão o golpe do Pix e Falsos Comprovantes, o golpe do WhatsApp Clonado, que utiliza a engenharia social para pedir dinheiro a contatos, o Golpe do Falso Empréstimo, que exige ilegalmente taxas antecipadas para liberação de crédito e o Phishing e golpes envolvendo links maliciosos, que roubam dados bancários ao induzir o clique em links suspeitos, além do Golpe da Mão Falsa/Bilhete Premiado, que ainda é frequente entre o público idoso.
O que fazer caso consumidores sejam vítimas de fraude
Um dos pontos altos da palestra será o esclarecimento sobre o Protocolo de Ação, orientando os consumidores sobre o procedimento correto caso sejam vítimas de fraude, ou conheçam alguém que tenha sido lesado.
O superintendente do Procon Municipal, José Costa Neto, explica que não basta apenas a prevenção. “O consumidor precisa saber como agir de maneira rápida, isto é, antecipadamente, se o golpe acontecer. Então, a equipe irá detalhar o passo a passo. Principalmente desde o registro imediato do Boletim de Ocorrência, além disso, inclui a comunicação ao banco para bloqueio. Finalmente, a formalização da reclamação no Procon busca a reparação administrativa”, disse.
Ainda assim, segundo o superintendente, a ação na Associação Familiar da Comunidade São João Batista reafirma o compromisso do Procon. Portanto, sair dos gabinetes e levar a informação de forma capilarizada fortalece acima de tudo, a segurança financeira das comunidades de Campo Grande.
Serviço
A Associação Familiar da Comunidade São João Batista realizará a palestra na Rua Barão de Limeira, 1750, Bairro Santa Branca/Pioneiros.
Fonte: Procon CG




