Vão receber a vacina pessoas de 10 a 14 anos em cidades com mais de 100 mil habitantes e com alto volume de casos de dengue tipo 2
O estado de MS (Mato Grosso do Sul) é o único estado do Brasil em que todos os municípios vão receber a vacina contra a dengue, conforme informado pelo Ministério da Saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, todas as cidades de Mato Grosso do Sul atendem pelo menos um dos critérios de seleção para distribuição da vacina. O governo definiu como critérios de priorização:
- O Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos por estarem entre o público com maior número de internações pela doença;
- Foram incluídos os municípios de grande porte que são aqueles com mais de 100 mil habitantes e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2;
- Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de “regiões de saúde”.
O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses. O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses 5,2 milhões compradas do laboratório Takeda e 1,3 milhão doadas.
MS vacina contra dengue
No entanto, o público vacinado contra a doença vai ser menor, já que são necessárias duas aplicações para a imunização completa em uma janela de três meses. O volume é por limitação na capacidade de produção.
Por isso, segundo o Ministério da Saúde, a imunização começa em fevereiro, mas não de maneira uniforme. Isso porque depende da disponibilização de doses. As primeiras unidades chegaram ao país no último fim de semana e a previsão é que o volume total de vacinas compradas sejam entregues até dezembro.
Dourados, a pouco mais de 200 km de Campo Grande, foi a primeira cidade do Brasil a iniciar a vacinação em massa contra a dengue. A imunização começou no dia 3 de janeiro, nos 35 postos de saúde espalhados pela cidade.
Com 243.368 mil habitantes, a estimativa do município é vacinar 150 mil moradores entre 4 e 59 anos com a vacina.
Em Dourados, a imunização oferecida para aquelas pessoas que chegarem ao posto com o documento de identificação e comprovante de residência na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.
Sendo assim, Dourados fez uma parceria inédita com o laboratório japonês Takeda, responsável por desenvolver a vacina Qdenga. Esta cooperação possibilitou que a cidade garantisse as primeiras doses do imunizante para realizar a vacinação em massa.
Fonte: gov.ms