Atriz e diretor passaram 12 dias na Estação Espacial Internacional fora do planeta
Já temos o primeiro filme gravado no espaço. Depois de 12 dias, a atriz e o diretor de cinema russos que viajaram até a Estação Espacial Internacional, para esse fim, regressaram à Terra.
A atriz Yulia Peresild e o diretor Klim Shipenko decolaram, no último dia 5, para a Estação Espacial Internacional, na nave russa Soyuz, com o cosmonauta Anton Shkaplerov, um veterano em três missões espaciais.
A Soyuz MS-19 decolou e pousou na estação de lançamento espacial russa em Baikonur, Cazaquistão.
O filme foi intitulado Challenge (Desafio, em inglês), no qual uma cirurgiã interpretada por Peresild viaja para a estação espacial para salvar um tripulante que sofre um problema cardíaco.
Numa conferência de imprensa antes do voo, na segunda-feira (4), Peresild e Shipenko reconheceram que foi um desafio adaptarem-se à disciplina rígida e às exigências rigorosas durante o treinamento do voo.
Nave Luna-25
O voo da equipe cinematográfica aconteceu no mesmo dia em que a Rússia anunciou o adiamento do lançamento da nave Luna-25 para o polo sul da Lua até julho de 2022.
A Rússia inicialmente queria enviar o Luna-25 em outubro deste ano, mas em agosto atrasou a missão para maio de 2022 para permitir mais tempo para realizar testes adicionais no equipamento de bordo.
Gravado no espaço: escolha casting
A Roscosmos (corporação espacial estatal), o Canal Um (o mais visto da Rússia) e a produtora Yellow, Black and Whiteanunciaram o filme no ano passado, quatro meses depois do projeto de Holywood. Em seguida, revelaram que a protagonista seria uma mulher e abriram um casting para escolhê-la.
Queriam “uma verdadeira super-heroína para ir às estrelas… E ao mesmo tempo se tornar ela mesma uma grande estrela internacional”. Áquela que faria parte do primeiro filme gravado no espaço.
As candidatas, que não precisavam ter experiência como atriz, deviam ter entre 25 e 40 anos, nacionalidade russa, peso entre 50 e 70 quilos e circunferência peitoral de até 112 centímetros. Além disso, tinham que conseguir correr um quilômetro em três minutos e meio, nadar 800 metros em 20 minutos e saltar de um trampolim de 3 metros “com uma técnica impressionante”, dizia o anúncio.
Primeiro filme gravado no espaço: preparativos
Cerca de 3.000 mulheres se apresentaram. A prova final para as 20 finalistas que passaram por diversas provas consistiu, além de passar por um novo exame médico, em recitar um texto de Aleksandr Pushkin.
Finalmente, a escolhida para protagonizar o longa do popular Klim Shipenko, diretor de vários filmes de grande bilheteira na Rússia, e cujo nome também foi mantido em segredo até o grande anúncio, foi Yulia Peresild, de 36 anos. Ela encabeçou várias séries e filmes na Rússia e a quem segundo se diz tem boas relações com a órbita do Kremlin. Agora ela faz parte do primeiro filme gravado no espaço.
Agência Brasil – * Com informações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal: foto: O tempo